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dc.contributor.authorCarneiro, Diego Rafael Fonseca-
dc.contributor.authorVeloso, Pedro dos Santos Fernandes-
dc.contributor.authorFernandes, Brysa dos Santos-
dc.contributor.authorIrffi, Guilherme Diniz-
dc.contributor.authorAraújo, Francisco Antônio Sousa de-
dc.contributor.authorOliveira, Walacy Maciel de-
dc.date.accessioned2022-03-31T21:17:29Z-
dc.date.available2022-03-31T21:17:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6923-
dc.description.abstractAs transferências intergovernamentais são um poderoso instrumento de coordenação em um estado federativo, permitindo aos estados influenciar políticas públicas nos níveis subnacionais. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 facultou aos estados arbitrar sobre as regras de rateio da cota parte do ICMS devida aos municípios, sendo que em alguns deles esse dispositivo foi direcionado para o melhoramento das redes de educação local. Dessa forma, o presente estudo realizou uma avaliação sistemática das leis de rateio do ICMS dos estados brasileiros que remetessem a questões educacionais para avaliar o impacto (efeito médio) das leis sobre indicadores de atendimento e desempenho dos municípios tratados. Para tanto, recorreu-se ao método de diferenças em diferenças ponderado pelo kernel do escore de propensão, tomando como grupo de controle os municípios dos estados vizinhos aqueles com a legislação estudada. Os resultados apresentam evidências de que as leis que distribuem cota parte do ICMS baseada em taxas de atendimento e principalmente no desempenho em avaliações de larga escala foram as que surtiram melhores efeitos. O mecanismo de transmissão ocorre principalmente pelo direcionamento dos esforços em torno de um indicador específico. Em relação aos gastos educacionais, pode-se inferir que as políticas estaduais que visam a elevação do gasto sem condicionar aos resultados educacionais tendem a não produzir efeitos. Portanto, uma estratégia para melhorar os resultados da educação básica brasileira, sem necessariamente aumentar os gastos, passa por políticas baseadas em mecanismo de indução com foco na gestão de resultados.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.publisherXI Prêmio SOF de Monografiaspt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectacesso à educaçãopt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectredução de custopt_BR
dc.subjectorçamento públicopt_BR
dc.titleXI Prêmio SOF de monografias, 1º lugar: Mecanismo de indução de políticas para a educação básica:: análise das experiências dos estados brasileiros com a cota parte do ICMSpt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderDiego Rafael Fonseca Carneiropt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical83 páginaspt_BR
dc.description.classificationEducação e Docênciapt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicaspt_BR
dc.description.additionalTema 1: Orçamento Público no Contexto de Recuperação Econômicapt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2023
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1.1. XI Prêmio SOF.pdf1º Lugar - XI Prêmio SOF de monografias 2022 - Tema 1: Orçamento Público no Contexto de Recuperação Econômica3.92 MBAdobe PDF Thumbnail
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