Title: XI Prêmio SOF de monografias, 3º menção honrosa: Receitas de desestatizações: novo orçamento paralelo? - uma análise sobre a dinâmica alocativa após a implementação do teto de gastos
Authors: Amorim, Erick Elysio Reis
Menezes, Monique
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
XI Prêmio SOF de Monografias
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 92 páginas
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Erick Elysio Reis Amorim
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Transparência, Controle e Participação
Abstract: A introdução do teto de gastos, em 2016, foi um grande avanço do arcabouço das regras fiscais brasileira. Entretanto, a adoção da nova regra fiscal provocou mudança no comportamento dos agentes políticos na alocação dos recursos de desestatização, como outorgas de concessões, deixando de lado os objetivos arrecadatórios, que possibilitaria a utilização desses recursos por toda a sociedade, e não apenas pelos usuários dos serviços. Em um sistema político de presidencialismo de coalizão caracterizado pela sua rigidez orçamentária, o novo modelo de regime fiscal evidenciou a desigualdade de alocação entre as políticas públicas. Há menos transparência no uso dos recursos arrecadados com as outorgas das concessões públicas, no âmbito do governo federal. Outorgas de concessões podem ser entendidas como um instrumento de justiça social uma vez que, ao ofertar um patrimônio público para o setor privado explorar comercialmente, algum tipo de compensação deve existir para que todos os cidadãos contribuintes possam se beneficiar da alienação do ativo, e não apenas os usuários dos serviços. As perguntas principais são: Houve alteração nos incentivos de uso dos excedentes econômicos das desestatizações após o estabelecimento do teto? Como os parlamentares do congresso nacional acompanharam o assunto? Para responder as perguntas, o estudo se beneficia de uma abordagem metodológica mista, no qual temos a junção dos métodos qualitativos e quantitativos em uma única pesquisa. A abordagem teórica desse trabalho é multidisciplinar e está inserida no chamado “campo de públicas”, incorporando textos e conceitos da ciência política, da economia, da administração e do direito, mas reconhecendo as vantagens e as limitações desse tipo de abordagem. Na revisão de literatura não se encontrou nenhum trabalho com esse enfoque, o que indica o ineditismo da abordagem e potencial contribuição à literatura acadêmica. Acreditamos que o presente estudo traz subsídios 2 importantes, tanto para o debate público, quanto para a academia. O estudo concluiu que houve mudanças na alocação de recursos dos excedentes econômicos de processos de desestatização, ao mesmo tempo que esse debate foi acompanhado de forma secundária pelo Legislativo. Os efeitos dessa política tiveram um maior impacto naquelas políticas públicas que precisam de uma maior presença do Estado, uma vez que não possuem atratividade ou viabilidade técnica de serem executadas pelo parceiro privado. Ao final sugere-se uma séria de mudanças institucionais em que se coloque um papel relevante ao investimento público, seja na forma de parcerias com privado, seja por meio da ação governamental em setores não lucrativos. Também são indicados possíveis investigações derivadas do presente trabalho.
Keywords: concessão de serviço público;  orçamento público;  redução de custo;  investimento público
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Tema 1: Orçamento Público no Contexto de Recuperação Econômica
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6918
Appears in Collections:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2023
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.6. XI Prêmio SOF.pdf3º menção honrosa - XI Prêmio SOF de monografias - tema 13.94 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.