Title: A qualidade da usabilidade dos portais de transparência das universidades federais do Nordeste do Brasil
Authors: Pereira, Jaílson Rodrigues
Barros, Jérsica Florindo de Araújo
Freire, Rommel de Santana
França, Veruschka Vieira
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/4795
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 72 n. 4, 803-823 p.
Issue Date: Dec-2021
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
metadata.dc.rights.license: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Educação e Docência
Abstract: A retórica sobre transparência pública tem suscitado inúmeras discussões sociais e acadêmicas, reverberando desde o uso de tecnologias da informação até a efetivação da democracia. Nesse contexto, governos têm utilizado portais de transparência como canais de disponibilização de informações sobre a gestão da coisa pública. No entanto, a qualidade com que essas informações são disponibilizadas é uma questão crucial. É nessa perspectiva que aspectos de qualidade e usabilidade de sistemas de informação se apresentam como otimizadores do processo de transparência via portais de transparência. O presente estudo objetivou fazer uma análise sob a égide de requisitos de qualidade e usabilidade não funcional nos portais de transparência de universidades públicas federais da região Nordeste, selecionando-se uma a cada estado, contribuindo, assim, para elucidação e possíveis melhorias da transparência ativa desses portais. A pesquisa é caracterizada como um estudo de múltiplos casos, proporcionada pela avaliação de relatos de usuários de portais das universidades públicas. Os resultados demonstram que, apesar do registro de portais que atendem, de forma fragmentada, as exigências colocadas pelos critérios de qualidade e usabilidade na disposição de informações online, o acesso às informações ainda se apresenta de forma ordinária. Registra-se a ocorrência de um número significativo de portais que deixam de apresentar alguns dos critérios, demonstrando limitações quanto à eficiência na exibição das informações dispostas nos portais de transparência das instituições.
Keywords: transparência pública;  sistemas de informação;  administração pública;  universidade federal
Target Audience: Servidores, Especialistas e demais interessados.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6801
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2021 a atual
Files in This Item:
File SizeFormat 
4795-Texto do Artigo-21239-1-10-20211227.pdf795,03 kBAdobe PDF View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.