Title: Projeto pedagógico do MBA em Gestão Publica EAD
Authors: Cavalcante, Pedro Luiz Costa
Teixeira, Janaina Angelina
metadata.dc.contributor.other: Coordenação-Geral de Especialização e MBA (CGMBA)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: cgmba@enap.gov.br
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Programa
metadata.dc.description.physical: 49 páginas
Issue Date: 27-Oct-2021
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação e Docência
Gestão Pública
Abstract: Projeto pedagógico do MBA em Gestão Pública - EAD - é um curso de pós-graduação lato sensu oferecido pela Enap desde 2002; formou centenas de agentes públicos de diferentes setores e Poderes do Estado brasileiro. O curso foi concebido de forma a aproximar os (as) participantes de questões concretas da prática governamental, com estratégias de ensino teórico-aplicado, por meio de instrumentos didático-pedagógicos que facilitem a apropriação da realidade, sua análise e o enfrentamento de problemas.
Keywords: administração pública;  capacitação profissional;  curso de especialização;  educação
Target: Capacitar agentes públicos para atuarem em processos de melhoria da administração pública no Brasil, com foco em competências que promovam a visão holística e integrada dos dinâmicos problemas e desafios da gestão governamental e incentivem a postura focada em resultados, colaborativa e transparente na construção de soluções de políticas públicas.
Target Audience: O curso é direcionado a servidores públicos federais ocupantes de cargo efetivo, empregados públicos federais concursados ou servidor militar federal integrante do quadro efetivo das Forças Armadas.
metadata.dc.educational.context: MBA em Gestão Publica - 370h/a, ofertado na modalidade a distância por meio da plataforma Moodle, em ambiente virtual da Enap. A concepção pedagógica do curso envolve uma série de estratégias didáticas e metodológicas que objetivam a construção de uma aprendizagem significativa com potencial de desenvolvimento de competências fundamentais para o agente e a gestão pública.
A estrutura curricular do curso possui três eixos principais e sequenciais, compostos por: • Disciplinas obrigatórias (30h): de cunho generalista e complementar, são de caráter mandatório a todos os alunos; • Metodologia de laboratórios de casos (15h): obrigatória e prévia à realização das atividades de Laboratórios, que é aplicada a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); • Disciplinas optativas (15h) das seguintes trilhas de aprendizagem: i) governança e políticas públicas (Gov); ii) inovação e valor público (Inov) e; iii) federalismo e governança multinível (Fed); • Laboratórios de casos (10h): nove no total, sendo três obrigatórios e desenvolvidos a partir das disciplinas optativas; • Aulas ao vivo (2h): serão 6 aulas no total, sendo 5 obrigatórias, com temáticas de temas diversos; • Bônus de série de podcasts: temáticas relevantes e latentes discutidas com professores especialistas e servidores/dirigentes envolvidos nas políticas públicas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6718
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto pedagogico_diagramado_v12_compressed.pdfProjeto Pedagógico do MBA em Gestão Pública EAD 1ª edição3.28 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
projeto_pedagogico_MBAGPEAD_2ªed.pdfProjeto Pedagógico do MBA em Gestão Pública EAD 2ª Edição16 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Projeto pedagogico_MBA 3 edição.pdfProjeto Pedagógico do MBA em Gestão Pública EAD 3ª Edição6.31 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
projeto_pedagogico.pdfProjeto Pedagógico do MBA em Gestão Pública EAD 3ª Edição atualizado5.55 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.