Title: Qualidade de vida no trabalho: percepção dos servidores da coordenação de gestão, documentação e informação – CGDI – Ministério da Saúde
Authors: Santos, Célia Maria da Silva dos
metadata.dc.contributor.other: Gonçalves, Sonia Maria Goulart (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 30 páginas
Issue Date: 2021
metadata.dc.rights.holder: Célia Maria da Silva dos Santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Abstract: Ao longo dos anos, com o abandono das práticas predominantemente mecanicistas e que visavam apenas aumento da produtividade no cenário industrial, houve aprimoramento dos processos organizacionais buscando melhorar o serviço e os produtos ofertados pelas instituições. No entanto, diante deste desenvolvimento organizacional, a competitividade, o estresse e a sobrecarga no ambiente de trabalho afetaram os indivíduos em diversos aspectos, prejudicando a qualidade de vida dos mesmos (FORNO; FINGER, 2015). Segundo Limongi-França (2004), a qualidade de vida no trabalho (QVT) é um conjunto de ações de determinada empresa, que visa promover melhorias e inovações gerenciais, estruturais e tecnológicas no ambiente de trabalho, estando condicionada ao layout da empresa e ao perfil de relacionamento interpessoal de seus funcionários. A QVT está relacionada aos aspectos físicos, ambientais, psicológicos e do local de trabalho que objetivam promover um ambiente de agradável e melhorar as relações interpessoais da equipe, impactando diretamente na produtividade de seus servidores (LIMA et.al, 2018). Atualmente o Ministério da Saúde conta com um Serviço de Promoção da Saúde integrado à estrutura da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (COASS) – área técnica responsável pela coordenação e desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos aos trabalhadores do Ministério da Saúde. Entende-se como Promoção da Saúde o processo de capacitação do indivíduo e comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. O Serviço de Promoção da Saúde tem como competências: promover e apoiar ações de melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do Ministério da Saúde, em Brasília; e mobilizar os trabalhadores para a importância da adoção de hábitos saudáveis, por meio de atividades lúdicas, artísticas ou desportivas (BRASIL, 2016). Segundo Lima et.al. (2018), a redução da qualidade de vida nas organizações é a maior causa do declínio da produtividade e do aumento na ocorrência de comportamentos indesejados. Os funcionários se tornam mais satisfeitos quando há melhorias nas condições de trabalho, principalmente quando essas melhorias envolvem suas necessidades individuais, refletindo-se, assim, no seu desempenho. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos servidores da Coordenação de Gestão, Documentação e Informação – CGDI, do Ministério da Saúde quanto às ações de Qualidade de Vida no Trabalho, analisando a abrangência, efetividade e os resultados alcançados com as ações do Serviço de Promoção à Saúde.
Keywords: qualidade de vida;  trabalho;  documentação e informação;  Ministério da Saúde
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6603
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ENAP. CÉLIA MARIA.pdfArquivo Principal994.59 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.