Title: Principais impactos do retorno ao trabalho presencial em cenário de pandemia – a experiência da EBSERH sede
Authors: Borges, Euysderson Aragão
metadata.dc.contributor.other: Coelho, Flávio (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 30 páginas
Issue Date: Jun-2021
metadata.dc.rights.holder: Euysderson Aragão Borges
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Abstract: Este artigo visa analisar os possíveis impactos do retorno ao trabalho presencial, em cenário de pandemia, dos colaboradores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH Sede, após o surgimento da pandemia da Covid-19, sobre o aspecto da Qualidade de Vida em momentos excepcionais do trabalho e das mudanças inexoráveis na gestão. Apresenta a importância da adoção de boas práticas de recursos humanos focadas na gestão comportamental que promovem ações de humanização da força de trabalho. A pesquisa ocorreu de forma descritiva, considerando o estudo dos comportamentos e expectativas dos colaboradores da empresa, com a utilização dos meios bibliográficos e acervos acadêmicos. Os dados foram coletados por meio de um questionário direcionado aos 158 colaboradores que aderiram ao trabalho remoto, para investigar os fatores que a Gestão de Pessoas enfrenta para o dito novo normal, compreendendo o momento do retorno ao ambiente de trabalho. Com a reforma trabalhista ocorrida em 2017, o fenômeno do Teletrabalho, a Gestão de Pessoas e a Qualidade de Vida foram os principais assuntos frente à temática da nova condição de trabalho e o retorno ao trabalho presencial. São contínuos os desafios para que a GP promova melhoria no processo de acolhimento dos colaboradores no ambiente de trabalho no retorno presencial, disponibilizando um melhor ambiente laboral. A pesquisa também indica a implantação de ações para uma qualidade de vida pessoal e profissional dos colaboradores em novas condições de trabalho.
Keywords: gestão de pessoas;  qualidade de vida;  teletrabalho;  Covid-19
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6602
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo - Versão Final.pdfArquivo Principal646.31 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.