Title: Avaliação de desempenho de lideranças estratégicas no Poder Executivo Federal
Authors: Costa, Gleison Gomes da
metadata.dc.contributor.other: Gonçalves, Sonia Maria Goulart (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 21 páginas
Issue Date: 2021
metadata.dc.rights.holder: Gleison Gomes da Costa
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Abstract: A gestão do desempenho de lideranças no serviço público é um assunto que precisa ser debatido e, com base nisto, este trabalho teve como objetivo principal identificar nos órgãos da Administração Pública Federal Direta, que possuem status de Ministério, se há processos formais e estruturados de avaliação de desempenho das lideranças em níveis 4, 5 e 6. Como objetivos específicos: i) identificar aspectos facilitadores ou impeditivos; e ii) identificar as opções de desenvolvimento das lideranças, a partir dos resultados da avaliação. Foi realizada pesquisa, por meio de questionário específico, enviado com base na Lei de Acesso à Informação, com os 23 órgãos. Do total, obteve-se 22 respostas e 1 negativa. 21 disseram não ter processos de avaliação de desempenho de lideranças e 1 disse ter um projeto em fase de piloto, ainda sem resultados. Foi feita a análise de conteúdo e os principais resultados encontrados foram: o principal impeditivo para a realização é a ausência de normativo legal; a gestão do desempenho é vista como a avaliação e não como um processo; ainda existe o pressuposto de que a avaliação de desempenho tem caráter punitivo; e que a promoção de ações de capacitação é encarada como a forma de melhor corrigir resultados. Outros estudos devem ser realizados para complementar as informações obtidas por esta pesquisa.
Keywords: avaliação de desempenho;  liderança;  servidor público;  Poder Executivo Federal
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6600
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.