Title: Qualidade de vida de trabalhadores com deficiência no teletrabalho compulsório: um estudo em organizações públicas brasileiras
Authors: Bezerra, Jayne da Silva
metadata.dc.contributor.other: Pantoja, Maria Júlia (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 23 páginas
Issue Date: Jun-2021
metadata.dc.rights.holder: Jayne da Silva Bezerra
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Abstract: As pesquisas com foco na Qualidade de Vida no Teletrabalho – e-QVT foram intensificadas no cenário da pandemia, em que as organizações implementaram o teletrabalho, de forma contingencial, como ferramenta estratégica para assegurar a continuidade das atividades laborais e reduzir a propagação do contágio pelo vírus da Covid-19. Dessa forma, os trabalhadores adotaram o teletrabalho compulsório sem planejamento, preparo e suporte tecnológico, inclusive os trabalhadores com deficiência. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os níveis de qualidade de vida no teletrabalho compulsório de trabalhadores com deficiência de organizações públicas. Para tanto, a metodologia utilizada integrou as abordagens quantitativa e qualitativa, em um estudo multicasos, exploratório e descritivo. Participaram da pesquisa 180 teletrabalhadores com deficiência de 9 organizações públicas brasileiras. Os resultados indicaram que as médias das dimensões de e-QVT Compulsório se concentraram nas faixas de avalição ótima e boa, sendo que os pontos mais críticos recaíram sobre à dimensão da Sobrecarga decorrente do Teletrabalho Compulsório. A pesquisa contribuiu com a temática que é pouco explorada, e forneceu insumos para possíveis melhorias e intervenções de práticas organizacionais.
Keywords: qualidade de vida;  teletrabalho compulsório;  pessoa com deficiência
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6596
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
versão final com ajustes - Jayne da Silva Bezerra.pdfArquivo Principal500,76 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.