Title: “É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão”: Percepções sobre a atuação da área de Gestão de Pessoas na perspectiva de integrantes da unidade e lideranças do Serpro
Authors: Weber, Juliana Medeiros
metadata.dc.contributor.other: Santana, Henrique Dantas (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 43 páginas
Issue Date: Jun-2021
metadata.dc.rights.holder: Juliana Medeiros Weber
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Abstract: Com o intuito de promover o desenvolvimento humano nas organizações, inúmeras empresas têm buscado a transposição de um modelo de gestão de pessoas excessivamente operacional, instrumental e cartorial, para um modo de atuação empático, parceiro, ativo e mobilizador. O presente estudo teve como objetivo identificar como a atuação da Superintendência de Gestão de Pessoas do Serpro - Supgp é percebida por seus integrantes e lideranças da Empresa. Quanto aos objetivos específicos, a pesquisa se propôs a identificar divergências e convergências de percepção entre lideranças e integrantes da Supgp, verificar a percepção das lideranças quanto ao seu papel na aplicação de políticas de gestão de pessoas e identificar o papel preponderante exercido pela área. Gestores e profissionais de gestão de pessoas responderam a questionário composto por itens fechados e questões abertas. Os resultados obtidos demonstram que a unidade é percebida como especialista em rotinas administrativas pela maior parte dos participantes, tendo sido apontadas importantes lacunas quanto ao atendimento às expectativas das lideranças. Os resultados permitem discutir ações para potencializar a atuação da unidade, propiciar sua aproximação às necessidades empresariais e subsidiar a construção de iniciativas para reposicionamento da Superintendência de Gestão de Pessoas do Serpro.
Keywords: gestão de pessoas;  Business Partner;  design organizacional;  liderança
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6595
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Juliana Medeiros Weber.pdfArquivo Principal784.51 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.