Title: Identificação de lacunas de competências individuais no âmbito do Departamento de Certificação de Entidade Beneficentes de Assistência Social em Saúde (DCEBAS) do Ministério da Saúde (MS).
Authors: Santos, Julyson da Silva
metadata.dc.contributor.other: Vieira, Mara Lúcia Monteiro (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 32 páginas
Issue Date: Jun-2021
metadata.dc.rights.holder: Julyson da Silva Santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Abstract: Este trabalho visa identificar as possíveis necessidades de aprendizagem dos colaboradores do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde (DCEBAS) no âmbito do Ministério da Saúde (MS). Neste estudo foi aplicado o modelo de gestão por competências que permitiu realizar a análise de documentação estratégica do órgão e aplicar um questionário estruturado aos gestores e colaboradores do DCEBAS no MS. Da metodologia, espera-se descrever as competências individuais e identificar as lacunas de desenvolvimento, de modo a subsidiar futuras políticas de capacitação. Nesse contexto, a pesquisa foi capaz de levantar competências individuais transversais, e além disso, foram identificadas lacunas nas competências descritas. Dos resultados obtidos, foi possível concluir que, as competências descritas neste trabalho podem ser expandidas às demais unidades do Ministério da Saúde (MS); além do mais, a avaliação de necessidade de aprendizagem poderá apresentar maior precisão caso seja adotada a avaliação 180° graus, sendo no caso um método de análise de colaboradores, onde os responsáveis pela avaliação são os gestores.
Keywords: mapeamento;  competências individuais;  aprendizagem;  Ministério da Saúde
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6593
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC publicação 2906.docx.pdfArquivo Principal411.34 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.