Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Júnio César Batista de-
dc.contributor.otherPantoja, Maria Júlia (Orientadora)-
dc.date.accessioned2021-08-30T22:19:24Z-
dc.date.available2021-08-30T22:19:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6592-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo identificar quais as variáveis existentes no tripé comunicação-linguagem-engajamento, como elas se manifestam, como se articulam e quais os resultados desta engrenagem interacional. Dessa forma, obtém-se como resultado as percepções compartilhadas de servidores públicos de uma instituição educacional acercade dos níveis de engajamento. E partindo da suposição de que que os processos de comunicação e a linguagem exercem efeitos sobre os níveis de engajamento dos indivíduos e equipes que atuam em instituições educacionais públicas, elegeu-se como locus da pesquisa o InstitutoFederal de Brasília - IFB, Campus Brasília. A pesquisa é caracterizada como estudo de caso implementado no ano de 2021. Este marco temporal delimita as fronteiras de análise tanto pela perspectiva cronológica quanto pela social. A investigaçãose restringirá na análise dos dados coletados por meio de um survey o qual contemplou perguntas de natureza motivacional, todas relacionadas à atuação do servidor dentro do espaço o qual ele está inserido, perpassando pelas esferas do perfil demográfico, da linguagem e comunicação e do engajamento. O presente artigo está dividido em três partes. Na primeira, serão apresentadas e discutidas questões teóricas importantes sobre a linguagem e comunicação; e engajamento dos servidores que podem ser aplicadas na área da administração pública de forma geral. Na segunda, será apresentada a metodologia como alicerce para o estudo e suas particularidades. E na terceira e última parte, apresentaremos uma discussão dos dados coletados com base no instrumento de pesquisa eleito como norteador para esta pesquisa.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectlinguagempt_BR
dc.subjectcomunicaçãopt_BR
dc.subjectengajamentopt_BR
dc.subjectservidor públicopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.titleLinguagem, comunicação e engajamento de servidores públicos: o contexto do IFB - campus Brasíliapt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderJúnio César Batista de Souzapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical29 páginaspt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.classificationInovaçãopt_BR
dc.educational.descriptionArtigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleInteressados em Pessoas, Inovação e Resultados.pt_BR
dc.educational.contextCarga Horária - 360 horas.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Final. Júnio César Batista de Souza. PDF.pdfArquivo Principal1.39 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.