Title: Impactos da digitalização dos serviços de emissão do Certificado de Direito à Assistência Médica na perspectiva dos técnicos do Ministério da Saúde
Authors: Ferreira, Luciano Cabral
metadata.dc.contributor.other: Andrade, Soraya Zacarias Drumond de (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 25 páginas
Issue Date: Jun-2021
metadata.dc.rights.holder: Luciano Cabral Ferreira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Saúde
Abstract: O artigo analisa a percepção dos operadores do Sistema de emissão do Certificado de Direito à Assistência Médica - CDAM quanto ao processo de transformação digital, bem como verifica se na opinião dos técnicos a digitalização do serviço gerou ganhos na qualificação da prestação de serviços e se ampliou a carga de trabalho pela facilidade no acesso ao serviço online sendo conciliado com serviços presenciais. Participaram da pesquisa 50 técnicos de ambos os sexos (42% masculino e 58% feminino) todos pertencentes ao quadro efetivo do Ministério da Saúde, lotados em Brasília e nas Superintendências do Ministério da Saúde localizadas em todo o país. A pesquisa adotou uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de um plano de pesquisa descritivo, mediante aplicação de questionário auto administrado, que contou com 18 perguntas, sendo 17 fechadas e 1 pergunta aberta. Os resultados mostram que a percepção dos respondentes é de que o a transformação digital do serviço trouxe ganhos na execução. A expectativa com a pesquisa fundamenta-se nas possíveis evidencias a serem levantadas, que poderão possibilitar ao Ministério da Saúde conhecer e possuir um ponto de partida para ações em futuras digitalizações de serviços, ao passo que poderá conhecer melhor as opiniões dos servidores atuantes no serviço digital, podendo, caso julgar necessário, propor ajustes, melhorias, ou até mesmo, evidenciar as constatações.
Keywords: certificação;  direito à assistência médica;  transformação digital;  Ministério da Saúde;  serviços públicos
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6587
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Versão Final.pdfArquivo Principal1.27 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.