Title: Avaliação dos fatores de influência na satisfação dos trabalhadores de um hospital público universitário no contexto de enfrentamento da Covid-19
Authors: Curi, Marina
metadata.dc.contributor.other: Maia, Emmily Flügel Mathias (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 36 páginas
Issue Date: Jun-2021
metadata.dc.rights.holder: Marina Curi
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Abstract: O estudo procurou identificar os fatores influentes da satisfação laboral, a partir da percepção dos trabalhadores frente às medidas adotadas por um hospital público universitário no enfrentamento da Covid-19. Trata-se de estudo descritivo, com pesquisa documental, aplicação de questionário e análise quantitativa dos resultados das questões fechadas e de conteúdo das respostas da questão aberta. Foi identificada uma predominância de trabalhadores satisfeitos. Os problemas com as instalações físicas, a discordância com determinadas práticas, falhas de comunicação e de alinhamento de processos e a gestão de EPIs foram os principais fatores que exerceram influência na insatisfação dos respondentes. A supervisão, autonomia e realização no trabalho e o conjunto de ações adotadas para enfrentamento da Covid-19 foram os fatores determinantes da satisfação laboral. Em investigações futuras, sugere-se estudo comparativo entre práticas adotadas por instituições congêneres no enfrentamento da Covid-19, de maneira a se obter novos parâmetros, ratificar os resultados encontrados e identificar boas práticas.
Keywords: satisfação no trabalho;  Covid-19;  saúde;  gestão organizacional;  hospital universitário
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6584
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo - Marina Curi (Versão Final).docx.pdfArquivo Principal259.67 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.