Título: Bem-estar, mal-estar e qualidade de vida no trabalho da residência médica em hospital universitário
Autor(es): Costa, Patrícia Antônia Santos
Contribuidor: Figueira, Tânia Gomes (Orientadora)
Silva, Dayde Lane Mendonça da (Coorientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 39 páginas
Data: 2021
Detentor dos direitos autorais: Patrícia Antônia Santos Costa
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Resumo: Este trabalho buscou identificar a percepção de residentes médicos de um hospital universitário, sobre qualidade de vida no trabalho (QVT), com base nas representações que estes manifestaram sobre bem-estar e mal-estar no contexto da residência. O método pautou-se em um estudo de caso envolvendo residentes matriculados entre o primeiro e o quarto anos dos Programas de Residência Médica de um hospital universitário. Os participantes responderam questionário on line, com as perguntas abertas do Inventário de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT). A interpretação dos dados se deu pela análise do conteúdo proposto por Bardin e as respostas foram analisadas à luz dos conhecimentos em Ergonomia da Atividade aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EA-QVT). Participaram do estudo 37 residentes, sendo a maioria mulheres (75,7%), com média de idade de 28 anos, solteiras (75,7%), e matriculadas nos primeiros dois anos da residência (57%). A QVT foi vista como fundamental pelos participantes que a entendem como resultante de boas relações socioprofissionais, redução da sobrecarga, melhor organização do trabalho e maior suporte organizacional. Como fontes de bem-estar no trabalho (BET), os participantes relacionaram a escolha pela especialidade, o exercício da medicina, a existência de relações laborais significativas e as expectativas positivas de realização e crescimento profissional. Já como principais fontes de mal-estar no trabalho (MET) encontradas, destacaram-se os fatores relacionados a entraves no reconhecimento e crescimento profissional, desgaste, problemas na organização e condições de trabalho, baixo suporte organizacional e problemas nas relações socioprofissionais de trabalho. O aprimoramento dos fluxos e desburocratização de processos foram os principais pontos elencados como sugestões de melhorias. Do ponto de vista acadêmico, a pesquisa possibilitou ampliar o conhecimento sobre a aplicação da EA-QVT nas residências médicas e fornece subsídios para novas agendas de pesquisa na área.
Palavras-chave: qualidade de vida;  residência médica;  bem-estar;  trabalho;  hospital universitário
Objetivo: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Público alvo: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
Contexto de aprendizagem: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6581
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
29.06 Patricia Antonia Santos Costa_artigoENAP.docx.pdfArquivo Principal1.09 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.