Title: Avaliação da percepção dos gestores participantes do programa piloto de desempenho de lideranças no Ministério da Economia
Authors: Cardoso, Priscila de Figueiredo Aquino
metadata.dc.contributor.other: Coelho Jr, Francisco Antonio (Orientador)
Pereira, Delciene (Coorientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 33 páginas
Issue Date: Jun-2021
metadata.dc.rights.holder: Priscila de Figueiredo Aquino Cardoso
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Inovação
Abstract: O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de gestores sobre a implementação do Programa Piloto de Desempenho de Lideranças no Ministério da Economia. Trata-se de uma pesquisa empírica, com abordagem quali-quantitativa, recorte transversal com levantamento de dados primários e uso de dados secundários. Foram realizadas entrevistas e aplicação de questionários aos 93 participantes do Programa para levantar informações a respeito da experiência dos gestores no decorrer do ciclo avaliativo. Ao final, os resultados da pesquisa revelaram, dentre outros aspectos, que 60% dos entrevistados acreditam que avaliar lideranças é importante, 80% concordam que o sistema informatizado não é amigável. Os respondentes divergem quanto à percepção de que o contexto da Administração Pública Federal favoreça a implantação da avaliação de desempenho de lideranças e a comunicação apresenta-se como categoria que requer maior atenção. Ações com foco no aprimoramento do Programa são apresentadas à luz dos achados da pesquisa.
Keywords: gestão do desempenho;  avaliação de desempenho;  liderança;  percepções de gestores;  percepções de lideranças;  administração pública federal
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6579
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo-Priscila_Aquino - final.docx.pdfArquivo Principal341.43 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.