Title: O estado da arte da fiscalização tributária federal e o uso de inteligência artificial
Authors: Jarude, Jamile Nazaré Duarte Moreno
metadata.dc.contributor.other: Vita, Jonathan Barros (Orientador)
Publisher: Universidade de Marília
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 122 páginas
Issue Date: 2020
metadata.dc.rights.holder: Jamile Nazaré Duarte Moreno Jarude
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Abstract: Este trabalho tem como tema de estudo o uso de inovações tecnológicas pela administração tributária federal, notadamente as técnicas de inteligência artificial, para obter informações estratégicas e conhecimentos fundamentais para a realização de sua atividade fiscalizadora e arrecadatória, resultando-se em uma inteligência fiscal que contribui para uma maior eficiência da administração tributária. Para tanto, buscou-se responder à pergunta de pesquisa que indaga: É possível a obtenção de uma maior eficiência pela fiscalização tributária federal com o uso de técnicas de inteligência artificial? O objetivo geral é avaliar a capacidade de promoção de maior eficiência da atividade estatal de fiscalização, analisando-se a evolução dos órgãos que detêm essa atribuição, identificando-se os sistemas eletrônicos e seus bancos de dados, bem como as descreve-se as diversas técnicas de Inteligência Artificial utilizada pela Receita Federal, discutindo-se, por sua vez, a questão da falta de transparência pelo poder estatal sobre o uso de algoritmos para realizar fiscalizações. A presente pesquisa demonstra que as potencialidades tecnológicas utilizadas pela Receita Federal do Brasil são aptas a promover uma maior eficiência da administração tributária quando, devidamente selecionados os contribuintes em razão do cruzamento de dados, permite que o auditorfiscal pontualmente acerte a sua fiscalização. Para isso, a Receita Federal do Brasil dispõe de poderosos instrumentos tecnológicos, de hardwares a softwares, que lhe permitem o desenvolvimento de diversos sistemas eletrônicos e a formação de um grande banco de dados que, trabalhados com as técnicas de inteligência artificial, como mineração de dados e aprendizagem de máquina, resultam em fiscalizações cada vez mais exatas. Adotou-se, nessa pesquisa, o método indutivo-dedutivo, além de análise estatística para apurar se há ou não maior eficiência das fiscalizações da Receita Federal do Brasil por meio dos estudos dos resultados das fiscalizações durante a década de 2009 e 2019. Apurou-se, assim, o grau de aderência, ou seja, o percentual de acerto das fiscalizações realizadas pelo auditores-fiscais federais, podendo-se concluir, afirmativamente, pela perspectiva de inteligência fiscal da administração tributária federal, que há uma maior eficiência das fiscalizações realizadas pela Receita Federal do Brasil.
Keywords: administração tributária;  tecnologia da informação;  inovação;  administração pública federal;  inteligência artificial
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Marília para qualificação como requisito parcial do título de Mestre em Direito.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6415
Appears in Collections:Publicações de Parceiros da Enap - Finanças Públicas


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.