Title: A Importância do PNLD
Authors: Lima, Francismara Alves de Oliveira (Conteudista, 2020)
metadata.dc.contributor.other: Caetano, Caio (Revisor, 2021)
Rocha, Erley Ramos (Coordenador web, 2021)
Silva, Fabricia Kelly Alves Ramos da (Implementadora Rise360, 2021)
Cavalcante, João (Diretor de arte, 2021)
Tércio, Marcos (Implementador moodle, 2021)
Alcântara, Thaís de Oliveira (Coordenadora, 2020)
Albim, Vanessa Mubarak (Diagramação, 2021)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
metadata.dc.description.physical: Módulo 1 - Conheça o PNLD e seu Guia Digital, 10 páginas
Módulo 2 - A escolha das obras didáticas e o projeto pedagógico da escola
Módulo 3 - O papel das obras didáticas na melhoria da qualidade da Educação Básica
Módulo 4 - A adequada utilização e cuidado com as obras didáticas
Issue Date: 2021
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação e Docência
Abstract: O curso foi desenvolvido em 2020 pela Enap em parceria com a SEB/MEC. Compõe a Trilha de Aprendizagem sobre o PNLD, visando capacitar os agentes envolvidos na promoção e elaboração dos planos pedagógicos, na escolha dos livros e etapas de remanejamento dentre outras práticas executadas na escola.
Keywords: Programa nacional do Livro e do Material Didático;  pedagogia;  obras didáticas;  livro
Target: O objetivo do curso é fornecer à comunidade educacional a competência de identificar, incorporar e aplicar novos conhecimentos sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD - para manter a eficiência do Programa e seu alinhamento aos Projetos Pedagógicos das unidades escolares. Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: - reconhecer o Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD e seus objetivos; - listar as funcionalidades disponíveis no Guia Digital do PNLD; - executar navegação pelo Guia Digital do PNLD; - reconhecer a importância da utilização do Guia Digital do PNLD no processo de escolha consciente do livro e do material didático; - analisar o funcionamento e características dos diferentes modelos de escolha das obras didáticas; - esclarecer a importância de se alinhar a escolha das obras didáticas ao Projeto Pedagógico da Escola; - reconhecer a importância das obras didáticas na melhoria da qualidade da educação básica; - esclarecer a importância da conservação, devolução, reserva técnica e remanejamento dos livros e dos materiais didáticos.
Target Audience: O curso A importância do PNLD destina-se a todos os atores envolvidos nos processos de elaboração e execução do PNLD: Escolas de Educação Básica; Secretarias de Educação; Coordenadores do Livro Didático; Órgãos de Controle; Sociedade; Professores e Alunos. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso.
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
metadata.dc.description.additional: Desenvolvimento do curso realizado no âmbito do acordo de Cooperação Técnica FUB / CDT / Laboratório Latitude e Enap.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6412
Appears in Collections:Escola Virtual: Educação e Docência


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.