Title: A dosimetria das sanções do Tribunal de Contas da União e o direito ao erro do gestor público
Authors: Reis, Thiago Tavares
metadata.dc.contributor.other: Bandeira, Elton (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 35 páginas
Issue Date: Jul-2020
metadata.dc.rights.holder: Thiago Tavares Reis
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Orçamento e Finanças
Abstract: A ampliação substancial das competências do Tribunal de Contas da União (TCU) pela Constituição Federal de 1988 não proporcionou maior segurança jurídica para os gestores públicos. Assim, bons gestores passaram a ter medo de decidir por medo de retaliações futuras. Quando desarrazoada, a atuação da Corte tem sido caracterizada pela metáfora do “apagão das canetas”: uma espécie de paralisia decisória dos gestores. Nesse contexto, a Lei nº 13.655, de 25 de abril de 2018, adicionou dez novos dispositivos ao Decreto-Lei nº 4.465, de 04 de setembro de 1942, Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro (LINDB). Doravante, a LINDB passou a ser aplicada expressamente à esfera controladora. O presente artigo mostrará as correlações entre o referido diploma normativo e a dosimetria das sanções do TCU. Com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública, a LINDB pode devolver aos gestores incumbidos da execução de políticas públicas o direito ao erro, mas não ao erro grosseiro e inescusável.
Keywords: segurança jurídica;  dosimetria;  administração pública;  sanções
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Orçamento.
Target Audience: Especialistas e interessados em Planejamento e Orçamento.
metadata.dc.educational.context: 45 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6291
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO TAVARES REIS.pdf664.13 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.