Title: Avaliação dos efeitos da faculdade concedida pelo § 5º do art. 167 da Constituição Federal na gestão orçamentária do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Authors: Santos, Rafael de Castro Neves
metadata.dc.contributor.other: Ramos, Jorge Luiz Rocha Reghini (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 29 páginas
Issue Date: Jul-2020
metadata.dc.rights.holder: Rafael de Castro Neves Santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Orçamento e Finanças
Abstract: O artigo analisou os efeitos da faculdade concedida pelo §5º do art. 167 da Constituição Federal na gestão orçamentária do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações. O dispositivo autorizou movimentações de recursos entre programações relativas às atividades de ciência, tecnologia e inovação, mediante ato do Executivo, dispensando prévia autorização legislativa. A análise cobriu o período de 2010 a 2019 e restringiu-se às dotações para despesas discricionárias. Ao final, concluiu-se que o dispositivo deu celeridade à movimentação de recursos entre programações do Ministério, reduzindo à demanda por créditos suplementares. Entretanto, não alterou a concentração de alterações efetivadas ao final do exercício e não parece ter impactado a execução final do orçamento nem o volume de recursos inscritos em restos a pagar. Quanto à destinação dos recursos, apesar de interpretações divergentes sobre o alcance da norma, constatou-se que a maior parte foi destinada a programações envolvidas diretamente a atividades de ciência, tecnologia e inovação.
Keywords: orçamento público;  administração pública federal;  avaliação;  gestão orçamentária
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Orçamento.
Target Audience: Especialistas e interessados em Planejamento e Orçamento.
metadata.dc.educational.context: 45 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6289
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAEL DE CASTRO NEVES SANTOS.pdf385.32 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.