Title: Análise sobre a adequação das regras de revisão da política de propriedade estatal instituídas pelo decreto nº 10.263/2020 às diretrizes da OCDE para a governança corporativa de empresas estatais
Authors: Bezerra, Rodolpho Daltrozo
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 31 páginas
Issue Date: Jul-2020
metadata.dc.rights.holder: Rodolpho Daltrozo Bezerra
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Orçamento e Finanças
Abstract: Com a requisição formal do Brasil, em 31/5/2017, para acessão à OCDE na qualidade de país-membro, diversos esforços para adequação da legislação e das práticas de políticas públicas locais foram aprofundados a fim de acelerar os preparativos para o ingresso do país nessa condição. Entre essas diligências, há aquelas relativas às normas de governança corporativa de empresas estatais, para as quais, em 2015, a OCDE publicou um documento com diretrizes no qual os dois primeiros capítulos são dedicados exclusivamente às normas concernentes à atuação do Estado enquanto proprietário de empresas - o exercício da chamada função de propriedade estatal empresarial. Uma das atividades previstas para essa função é a de revisão das razões de políticas públicas que impuseram ao Estado a necessidade de ser proprietário de um ente empresarial, as quais devem ser avaliadas em conjunto com a subsunção das empresas estatais no portfólio do país a essas razões, ou seja, se ainda subsistem, no momento atual, as razões que no passado orientaram o gestor público a criar uma empresa estatal para executar determinada prestação de política pública e se essas razões ainda fazem sentido no contexto sociopolítico do país. O presente artigo avaliará o recém-publicado Decreto n° 10.263/2020 e a sua adequação às recomendações da OCDE para esse ramo das políticas públicas, de maneira que a acessão do país ao organismo esteja bem respaldada nesse campo.
Keywords: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);  governança corporativa;  empresas estatais
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Orçamento.
Target Audience: Especialistas e interessados em Planejamento e Orçamento.
metadata.dc.educational.context: 45 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6286
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODOLPHO DALTROZO BEZERRA.pdf1.15 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.