Title: Evolução do orçamento impositivo: impactos da modalidade de transferências especiais em emendas parlamentares individuais Introduzidas pela Emenda Constitucional nº 105 no orçamento da União em 2020
Authors: Holtz, Carolina Pelegrini
metadata.dc.contributor.other: Couto, Leandro (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 37 páginas
Issue Date: Jul-2020
metadata.dc.rights.holder: Carolina Pelegrini Holtz
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Orçamento e Finanças
Abstract: O artigo parte das inovações trazidas pela Emenda Constitucional nº 105 e tem como com principal objetivo analisar a evolução do orçamento impositivo e os impactos das recém criadas transferências especiais nas emendas parlamentares individuais impositivas no Orçamento da União em 2020. Estas transferências permitem repassar recursos diretamente a Estados, ao Distrito Federal e a Municípios, independentemente de celebração de convênio ou de instrumento congênere. A pesquisa buscou apresentar evolução legal das emendas impositivas de execução obrigatória desde sua criação na Lei de Diretrizes Orçamentárias em 2014, identificar as mudanças de processos e de legislação necessários para viabilizar a execução das transferências especiais e analisar os dados orçamentários das transferências especiais na elaboração do Orçamento da União em 2020 e suas alterações ao longo do exercício. Ao final, são tecidas algumas considerações que podem contribuir para o aperfeiçoamento dos procedimentos adotados.
Keywords: emenda constitucional nº 105;  transferências especiais;  orçamento impositivo;  emenda parlamentar;  orçamento;  planejamento
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Orçamento.
Target Audience: Especialistas e interessados em Planejamento e Orçamento.
metadata.dc.educational.context: 45 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6237
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAROLINA PELEGRINI HOLTZ.pdf923.38 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.