Title: Análise de projetos de governo digital brasileiro e suas relações com as metodologias ágeis de gestão de projetos
Authors: Pereira, Alex Lopes
metadata.dc.contributor.other: Wagner, Roberto (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 20 páginas
Issue Date: Jul-2020
metadata.dc.rights.holder: Alex Lopes Pereira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Abstract: Este trabalho de pesquisa apresenta uma breve revisão da literatura sobre o estágio de desenvolvimento de projetos de e-governo em geral em vários países do mundo e faz algumas observações sobre projetos no Reino Unido e no Brasil. A revisão da literatura mostrou que existe uma expectativa ainda não satisfeita de que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pudessem revolucionar a maneira com que o cidadão interage com os governos. Até recentemente, os projetos de digitalização de serviços públicos em grande escala ficavam basicamente na etapa de divulgação dos serviços. O Reino Unido parece ter despontado como um benchmark em termos de projetos de e-governo e de disponibilização de serviços digitais em seu portal gov.uk. Em seguida o trabalho avança pela pesquisa das principais causas de falhas de projetos de TIC no setor público e também faz uma análise de uma alternativa promissora na gestão de projetos no setor público que são as metodologias ágeis, que já foram largamente adotadas no setor privado nas últimas duas décadas. Por fim, analisa-se uma possível relação de causalidade entre o uso de metodologias ágeis e o comportamento desejável de se revisar os instrumentos viabilizadores da política pública por ocasião da transformação digital de serviços públicos
Keywords: gestão pública;  orçamento;  metodologias ágeis;  gestão de projetos
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Orçamento.
Target Audience: Especialistas e interessados em Planejamento e Orçamento.
metadata.dc.educational.context: 45 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6210
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEX LOPES PEREIRA .pdf293.91 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.