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dc.contributor.authorSilva, Marco Antonio Boareto da-
dc.contributor.otherMezadre Pompermayer, Fabiano (Orientador)-
dc.date.accessioned2021-03-26T16:33:20Z-
dc.date.available2021-03-26T16:33:20Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6206-
dc.description.abstractAtualmente, as HSRs (High-Speed Rail, “Ferrovias de Alta Velocidade”), comumente aplicadas ao redor do globo ao transporte de passageiros, são um dos maiores vetores de desenvolvimento econômico regional no mundo. Tomando como exemplo o caso chinês, elas foram uma das principais agentes de transformação da geografia econômica regional em termos de: uso do solo, mercado imobiliário, turismo e eliminação de desigualdades sociais. Sua adoção promoveu a conexão de longas distâncias entre regiões densamente povoadas e regiões em desenvolvimento em curto intervalo de tempo (Zhenhua Chen, 2019). Na dimensão ambiental, o setor de transporte é responsável por impactar diretamente tanto a saúde humana quanto as emissões de gases de efeito estufa, o que sugere a necessidade de elaboração de melhores políticas públicas para prover bem-estar e qualidade de vida à população. O foco deste trabalho foi o desenvolvimento de uma abordagem comparativa de avaliação de potenciais alternativas de corredores de transporte de passageiros em nível interregional, por meio de uma Análise Custo-Benefício (ACB) preliminar do traçado obtido quanto aos custos de implantação, operação e seus respectivos benefícios diretos e indiretos para a sociedade, como aumento de bem-estar social, redução de consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa. Os efeitos econômicos espaciais induzidos foram determinados por um modelo de equilíbrio geral computável através da inserção exógena dos choques dos investimentos estimados e a respectiva queda de preços calculada tomando como referencial básico de dinâmica econômica nacional a matriz de insumo produto elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE (IBGE, 2015).pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectanálise socioeconômicapt_BR
dc.subjectFerrovias de Alta Velocidadept_BR
dc.subjecttransporte de passageirospt_BR
dc.subjecttransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectmeio ambientept_BR
dc.subjectavaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação socioeconômica de potenciais corredores de alta velocidade para transporte de passageiros no Brasilpt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderMarco Antonio Boareto da Silvapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical32 páginaspt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.classificationMeio Ambientept_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública Ambiental.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleInteressados em Gestão Pública Ambiental.pt_BR
dc.educational.context384 horas.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
dc.subject.ods15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.pt_BR
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