Title: Planejamento do uso público em unidades de conservação federais: a experiência de adoção das orientações metodológicas na elaboração do Plano de Uso Público do Parque Nacional da Amazônia
Authors: Martins, Danielle Chalub
metadata.dc.contributor.other: D’Amico, Ana Rafaela (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 35 Páginas
Issue Date: Aug-2020
metadata.dc.rights.holder: Danielle Chalub Martins
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Meio Ambiente
Abstract: O presente estudo analisou os resultados e o processo de elaboração do plano de uso público do Parque Nacional da Amazônia buscando refletir se as orientações metodológicas e ferramentas de disponibilizadas pela coordenação responsável pela temática no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade seriam suficientes para a construção de um planejamento adequado. Nas condições específicas do Parque, considerou-se que estas orientações e ferramentas estas foram suficientes na medida que produziram um produto que atende as expectativas das equipes. Para o estudo de caso foi realizada a análise dos documentos produzidos no processo e, em especial, a primeira versão do Plano de Uso Público e conduzidas entrevistas semiestruturadas com servidores envolvidos com o processo.
Keywords: Unidades de Conservação;  uso público;  planejamento;  meio ambiente;  educação ambiental;  política ambiental
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública Ambiental.
Target Audience: Interessados em Gestão Pública Ambiental.
metadata.dc.educational.context: 384 horas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6205
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File SizeFormat 
EGPA_TCC_Danielle Chalub Martins.pdf362,59 kBAdobe PDF View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.