Title: 2º lugar: SMS - Solução em mandado de segurança - uma perspectiva de visão integral do processo de trabalho
Authors: Colvara, Fabio Rogerio
Publisher: Receita Federal do Brasil (RFB)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: 24 páginas
Issue Date: 2020
metadata.dc.rights.holder: Receita Federal do Brasil (RFB)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governo e Transformação Digital
Inovação
Abstract: O processo de regionalização da Receita Federal traz consigo muitos desafios. Ele exige uma nova ótica sob o desenvolvimento dos trabalhos, que passam a ser executados de forma concentrada por equipes regionais especializadas. Nesse contexto, nasceu o SMS. Ou seja, da necessidade de se projetar um novo processo de trabalho para a atividade de prestação de informações em Mandado de Segurança (e decisões), até então, em regra, desenvolvida de forma individual e personalizada nas unidades descentralizadas. Atividade essa de extrema criticidade na RFB, pois as autoridades impetradas (delegados/ superintendentes) são pessoalmente responsáveis pelo cumprimento, em prazos curtos, dessas demandas judiciais. Surgiu, então, a ideia de, aliando-se conhecimentos de gestão administrativa às tecnologias de Informação, construir uma solução sob uma nova perspectiva, a de Visão Integral do Processo. Uma metodologia que integre totalmente o processo de trabalho e a ferramenta de TI, tratando-os como uma coisa única, integrada, indissociável; e desenvolvida para atuar na TOTALIDADE do processo de trabalho da Equipe Regional, desde o surgimento da demanda até o seu arquivamento. Nesse paradigma de Solução Integral e Integrativa, atuar não somente em procedimentos operacionais, mas também nas gestões Gerencial e Estratégica, Gestão do Conhecimento, Gestão da Qualidade e a Gestão da Produtividade Individual. Tudo isso em uma Solução Integrada única e alicerçada nos mesmos pilares da regionalização, ou seja, em especialização, sistematização, otimização, padronização e automatização, proporcionando, com isso, ganhos qualitativos e quantitativos em todas as etapas do processo de trabalho – hoje, com mais de 30 mil ações já atendidas e em implantação nacional.
Keywords: administração pública federal;  inovação;  tecnologia;  modernização administrativa
metadata.dc.educational.context: 2º lugar no 19º Prêmio Criatividade e Inovação - 2020, da RFB. Categoria A: Predominante Inovação Tecnológica.
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6195
Appears in Collections:Prêmio de Criatividade e Inovação da Receita Federal do Brasil
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.