Title: A organização tripartite da estrutura regulatória para agrotóxicos no Brasil e a mora administrativa para o registro de produtos
Authors: Almeida, Caio Augusto de
metadata.dc.contributor.other: Fernandez, Michelle (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 37 páginas
Issue Date: Nov-2020
metadata.dc.rights.holder: Caio Augusto de Almeida
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Meio Ambiente
Políticas Públicas
Abstract: O Brasil é hoje um dos maiores mercados consumidores de agrotóxicos do mundo, enquanto o setor produtivo defende a importância dos agrotóxicos para garantir os níveis de produtividade das lavouras, os setores da sociedade que condenam o uso desses produtos argumentam sobre as consequências da sua crescente utilização para a saúde humana e para o meio ambiente. No Brasil a regulação de agrotóxicos é um ato complexo que carece da análise e concordância dos órgãos federais responsáveis pelos setores da saúde, do meio ambiente e da agricultura. Tal estrutura regulatória, envolvendo três órgãos com naturezas jurídicas e competências distintas é uma exclusividade de Brasil e aumenta as dificuldades de coordenação, sacrificando a agilidade das decisões, além de ressaltar os conflitos e disputas entre os entes reguladores. O presente trabalho pretende contribuir para a discussão acerca do melhoramento da estrutura regulatória dos agrotóxicos no Brasil, com o intuito de prover subsídios para uma coordenação mais eficaz do ciclo regulatório. Evidenciou-se que a ausência de uma instância responsável pelo planejamento estratégico conjunto e integrado entre os órgãos é uma das causas da menor efetividade no funcionamento, dos desalinhamentos de procedimentos e dos desequilíbrios de esforços observados nas atividades desse ciclo.
Keywords: regulamentação;  agrotóxico;  políticas públicas
Target: Artigo apresentado ao curso de Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Target Audience: Interessados em Gestão de Políticas Agropecuárias.
metadata.dc.educational.context: 369 horas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6193
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Reformulada ENAP TCC - Caio Almeida .pdfArquivo principal938.27 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.