Title: Desenvolvimento de metodologia para o levantamento de custos de produção da integração lavoura pecuária floresta (iLPF) para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Authors: Silvério, Séfora
metadata.dc.contributor.other: Serigati, Felippe (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 42 páginas
Issue Date: Nov-2020
metadata.dc.rights.holder: Séfora Silvério
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Meio Ambiente
Políticas Públicas
Abstract: Este trabalho elaborou uma metodologia sobre os custos de produção para projetos de integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF) para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que ainda não disponibiliza uma metodologia de levantamentos dos custos para iLPF, visando trazer luz às questões relativas à economia rural para esse sistema integrado. O sistema iLPF vem sendo cada vez mais estudado e implementado devido à possibilidade do aumento dos níveis de sustentabilidade socioambiental de atividades rurais, além do aumento da lucratividade, no entanto existem poucos estudos sobre metodologias de levantamento de custos de iLPF. Para elaboração deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica e elaborada uma metodologia para uma propriedade rural que implantou o citado sistema em Goiás. Teve como resultado uma proposição de planilha de custos a ser aplicada para o referido sistema. Concluiu-se que a elaboração de métodos de levantamento de custos pode contribuir para o desenvolvimento desse sistema.
Keywords: pecuária;  floresta;  lavoura;  integração;  Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);  economia rural
Target: Artigo apresentado ao curso de Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Target Audience: Interessados em Gestão de Políticas Agropecuárias.
metadata.dc.educational.context: 369 horas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6185
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC SÉFORA 04.11.2020.pdfArquivo principal1.05 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.