Título: Avaliação da política brasileira da formação de estoques estratégicos de milho: uma análise de seu desempenho no período 2009 a 2019
Autor(es): Guth, Thome Luiz Freire
Contribuidor: Silveira, Rodrigo Lanna Franco de (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 39 Páginas
Data: Nov-2020
Detentor dos direitos autorais: Thome Luiz Freire Guth
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Gestão Pública
Meio Ambiente
Políticas Públicas
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo comparativo dos resultados financeiros dos estoques públicos de milho no Mato Grosso, adquiridos em 2008/2009, 2012/2013 e 2016/17, por meio de Aquisições do Governo Federal – AGF e Contrato de Opção de Venda – COV, armazenados em unidades privadas credenciadas pela Conab, com outros instrumentos de política agrícola. Além dos resultados financeiros , destes instrumentos, calculados pela venda dos estoques públicos subtraindo dos custos de aquisição e de carregamento , foi observado, também, o aspecto conjuntural da utilização destes instrumentos, bem como os impactos da presença ou não de um estoque estratégico, comparando-o com o custo de desoneração da Tarifa Externa Comum – TEC, no caso de necessidade de importação. Concluiu-se que a ausência de um estoque estratégico de milho representa um forte risco ao abastecimento, o que tem potencial de levar significativos movimentos especulativos de preços. Além disso, observou-se que o resultado financeiro , nem sempre, representou um alto custo ao governo.
Palavras-chave: avaliação;  agricultura;  política;  estoque;  milho
Objetivo: Trabalho apresentado ao curso de Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Público alvo: Interessados em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Contexto de aprendizagem: 369 horas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6177
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Artigo Thome Guth trabalho final_revisado.pdfArquivo principal1.46 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.