Title: O impacto do Programa de Aquisição de Alimentos- PAA na renda familiar de produtores rurais nordestinos: uma avaliação para o período 2010-2020
Authors: Melo, Wanderley Felipe de
metadata.dc.contributor.other: Nogueira, Jorge Madeira (orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 30 Páginas
Issue Date: 2020
metadata.dc.rights.holder: Wanderley Felipe de Melo
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Gestão Pública
Meio Ambiente
Políticas Públicas
Abstract: Neste artigo é analisado como o Programa de Aquisição de Alimentos- PAA vem sendo conduzido pela Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, e destacadas suas influências em aspectos sociais e econômicos dos beneficiários da região nordeste do Brasil. No desenvolvimento desta pesquisa ressaltamos a relevância da agricultura familiar na socioeconômica nordestina e os desafios dos avanços promovidos pelas políticas públicas. Enfatizando-se, o incremento no poder de compra das necessidades básicas pelos pequenos produtores, melhorias na alimentação das famílias, assim como dos beneficiários do programa estimulando o desenvolvimento na produção. A metodologia adotada foi a de pesquisa bibliográfica em decorrência do ano atípico, vez que não foi possível ir a campo, aplicar questionários e realizar entrevistas com o público alvo. Nos valendo de informações disponíveis em trabalhos elaborados por várias entidades como a CONAB, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, e braço executor do programa PAA no território nacional, para concluir os aspectos em questão. As conclusões do estudo indicam que o programa tem atingido seu objetivo, auxiliando os produtores na comercialização.
Keywords: Programa de Aquisição de Alimentos;  renda familiar;  programa social;  políticas públicas
Target: Trabalho apresentado ao curso de Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Target Audience: Interessados em Gestão de Políticas Agropecuárias.
metadata.dc.educational.context: 369 horas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6168
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMN_TCC- Wanderley-07.12.20 - final.pdfArquivo principal546.8 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.