Projeto estrada-piloto
Title: | Projeto estrada-piloto |
Authors: | Brasil. Ministério da Educação (MEC). Escola Técnica Federal do Ceará (CEFET/CE) |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=30&Itemid=32 |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Relato de Experiência |
metadata.dc.description.physical: | Número de páginas: 3 p. |
Issue Date: | Mar-2000 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). |
Classificação Temática: | Inovação |
Abstract: | A Escola Técnica Federal do Ceará, hoje Centro Federal de Educação Tecnológica, mantém entre seus cursos de nível médio, o de Estradas, por sinal, o mais antigo da instituição. Para uma boa formação dos alunos, são necessárias aulas práticas em campo, a fim de que os alunos possam dominar o saber fazer da construção de estradas, barragens, obras de terra etc. Idealizamos então a disciplina de Prática de Construção de Estradas, cujo conteúdo seria a execução de um projeto de uma obra real, em parceria com uma Prefeitura carente do interior cearense. A Escola entraria com o serviço técnico, que seria executado pelos alunos e seus professores, e a Prefeitura entraria com as despesas de hospedagem e alimentação dos envolvidos. No final, a Prefeitura receberia um projeto de uma estrada, barragem, praça pública etc, pronto para ser implementado, e os alunos teriam treinado de forma prática os conhecimentos adquiridos durante o curso. Nasceu então o Projeto Estrada-Pilôto realizado em Ibaretama-Ce no período de Abril a Junho de 98, que foi um grande sucesso para os alunos e as comunidades beneficiadas. Um segundo projeto também já foi realizado em Itapipoca-Ce no período de Janeiro a Maio de 99, e as conversações já estão bastante adiantadas para a realização de um terceiro projeto em Trairi-Ce |
Keywords: | Educação Tecnológica; Parceria; Instituto Federal; Construção de Estradas; Infraestrutura; Prática de Construção; Municípios |
Target: | São os objetivos da iniciativa: propiciar aos alunos do curso de Estradas do CEFET-CE, todo o aprendizado prático necessário ao bom desempenho de suas funções como técnicos de nível médio; criar parcerias com as Prefeituras do interior, para que a Escola, dentro de suas novas funções de ser uma agência articuladora na sociedade, possa cumprir uma função social de auxiliar essas Prefeituras com projetos de obras necessárias às suas comunidades |
Target Audience: | Servidores públicos |
metadata.dc.description.additional: | Iniciativa premiada no 4º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Francisco Wagner de Oliveira Lopes Ações premiadas no 4º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 2000 Área temática: arranjos institucionais para coordenação e/ou implementação de políticas públicas; arranjos institucionais e articulação de parcerias; articulação de parcerias; articulação de parcerias e gestão participativa; sociedade e cidadania |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/613 |
Appears in Collections: | Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
014_99 Projeto Estrada-Piloto.pdf | 76.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.