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dc.contributor.authorBrito, Luana dos Santos-
dc.date.accessioned2020-12-08T22:14:22Z-
dc.date.available2020-12-08T22:14:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5872-
dc.description.abstractO estudo das equipes de trabalho ganha cada vez mais notoriedade na literatura da área. Dessa forma, fenômenos antes vistos exclusivamente como atributos de indivíduos passam a ser compreendidos também no nível das equipes. Esse é o caso da manifestação de competências: os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs). Esse construto originalmente teorizado no nível individual pode, por meio dos processos de compartilhamento dos grupos, surgir como um fenômeno grupal, permitindo o aparecimento de “equipes competentes”. Essa é a aposta deste estudo. Apoiados na literatura da área de competências que tem postulado teoricamente que é possível a propagação desse construto para outros níveis organizacionais, além do nível individual, buscamos, entre as equipes de bombeiros de aeródromos, indícios empíricos da emersão das competências coletivas. Desse modo, o estudo foi orientado por três objetivos, a saber: 1. Quantificar a intensidade da relação entre o domínio coletivo de competências e o desempenho das equipes de trabalho; 2. Investigar se o compartilhamento de competências está relacionado com o desempenho; e 3. Evidenciar que o desempenho em equipe está mais associado ao compartilhamento de competências que ao domínio individual de competências. Tais objetivos foram traduzidos em hipóteses de pesquisa, que consistiam em: Hipótese 1 (H1) Quanto maior o domínio de competências, melhor o desempenho da equipe; Hipótese 2 (H2) Quanto maior o compartilhamento de competências, melhor o desempenho da equipe; e Hipótese 3 (H3) O compartilhamento de competências explica melhor o desempenho do que o domínio individual das competências. As estratégias analíticas adotadas para o teste das hipóteses foram realizadas em nível de equipe, com bombeiros de 51 aeródromos brasileiros. Para os testes de confiabilidade e evidências de validade das medidas utilizadas, participaram 1.196 respondentes; e para o teste das hipóteses, participaram 139 equipes que apresentaram dados dos indicadores duro e julgamental para o desempenho. O compartilhamento de cognições, entendido nesse estudo como competências coletivas ou de equipe, mostrou evidências de impacto sobre o desempenho julgamental, com um poder explicativo de 20%. As variáveis antecedentes que representam o domínio individual de competências agregado ao nível de equipe não mostraram evidências de relação significativa com o desempenho das equipes que fizeram parte do estudo. Dessa forma, o modelo de pesquisa foi parcialmente suportado, tendo corroboradas as hipóteses 1 e 2. Os resultados encontrados evidenciam a pertinência de defender que competências podem ser tratadas como construtos coletivos, uma vez que tivemos êxito ao testemunhar a emersão do construto. Além disso, foram discutidas implicações práticas para as equipes de resgate e salvamento, bem como possíveis saídas regulatórias e fiscalizatórias para a formação continuada de bombeiros de aeródromos com foco em safety, além de apontamentos para agenda de pesquisa.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEsafpt_BR
dc.subjectcompetênciapt_BR
dc.subjectequipe de trabalhopt_BR
dc.subjectavaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectavaliação de desempenhopt_BR
dc.titleCategoria Acadêmico Regulação Técnica 2º Lugar: Ser competente basta? Um estudo sobre competências necessárias para o trabalho em equipes de bombeiros de aeródromospt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderLuana dos Santos Britopt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical97 páginaspt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.additionalMonografia publicada no Prêmio ANAC 10 anos - acadêmico e jornalístico - 2016pt_BR
dc.educational.descriptionMonografia apresentada no Prêmio ANAC 10 anos - acadêmico e jornalístico - 2016 - Categoria acadêmico regulação técnicapt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecializadopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Prêmio ANAC 10 Anos
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