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dc.contributor.authorOliviera, Alessandro Vinicius Marques de-
dc.date.accessioned2020-12-08T22:08:06Z-
dc.date.available2020-12-08T22:08:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5871-
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade efetuar uma avaliação e um balanço de mais de uma década de medidas pró-livre mercado no transporte aéreo brasileiro. Por meio de modelagem econométrica sistêmica do setor e utilizando os principais dados e estatísticas disponíveis, efetuou-se a estimação de um conjunto de equações comportamentais voltadas a aspectos econômicos e operacionais do setor. Por meio de análises ceteris paribus das tendências estimadas de longo prazo, e de potenciais quebras estruturais nessas tendências, efetuou-se um estudo empírico que abordou diversas métricas de relevância da indústria, com vistas a entender a evolução recente da aviação comercial no país. Em particular, foco especial foi dado à análise da efetividade e qualidade da desregulação econômica propiciada pela Política de Flexibilização iniciada na década de 1990 e ratificada pela instauração da Lei de Criação da ANAC, e efetiva constituição da agência, em 2006. Dentre os principais resultados, confirmou-se as tendências de aumento acima da economia na demanda, o efeito inicial benéfico da entrada das primeiras empresas “low cost” e a queda de preços das passagens aéreas, fatores que incorporaram o transporte aéreo à cesta de consumo de milhões de passageiros pelo Brasil afora. Por outro lado, foi possível observar desafios regulatórios importantes, como tendência à redução no número de concorrentes e à maior concentração aeroportuária. No que tange as operações de voo, foi estimado que a eficiência energética das aeronaves das companhias aéreas foi nitidamente incrementada, potencialmente gerando uma operação mais ambientalmente efetiva, com redução de emissão de poluentes.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEsafpt_BR
dc.subjectavaliação tecnológicapt_BR
dc.subjecttransporte aéreopt_BR
dc.subjectanálise econômicapt_BR
dc.subjecteconomia de nercadopt_BR
dc.subjectANACpt_BR
dc.titleCategoria Acadêmico Regulação Econômica 2º Lugar: Livre mercado no transporte aéreo: Um balanço evolutivo - avaliação econométrica das tendências de indicadores econômicos e operacionais do setor aéreo entre 2002 a 2012pt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderAlessandro Vinicius Marques de Olivierapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical87 páginaspt_BR
dc.description.classificationOrçamento e Finançaspt_BR
dc.description.additionalMonografia publicada no Prêmio ANAC 10 anos - acadêmico e jornalístico - 2016pt_BR
dc.description.additionalPrêmio ANAC 10 Anospt_BR
dc.educational.descriptionCategoria i) Trabalhos Acadêmicos - Monografias Tema b) Regulação Econômica e Análise de Mercado de Transporte Aéreopt_BR
dc.educational.descriptionMonografia apresentada no Prêmio ANAC 10 anos - acadêmico e jornalístico - 2016pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecializadopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Prêmio ANAC 10 Anos
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