Categoria Acadêmico Regulação Econômica 2º Lugar: Livre mercado no transporte aéreo: Um balanço evolutivo - avaliação econométrica das tendências de indicadores econômicos e operacionais do setor aéreo entre 2002 a 2012
Title: | Categoria Acadêmico Regulação Econômica 2º Lugar: Livre mercado no transporte aéreo: Um balanço evolutivo - avaliação econométrica das tendências de indicadores econômicos e operacionais do setor aéreo entre 2002 a 2012 |
Authors: | Oliviera, Alessandro Vinicius Marques de |
Publisher: | Esaf |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Monografia/TCC |
metadata.dc.description.physical: | 87 páginas |
Issue Date: | 2016 |
metadata.dc.rights.holder: | Alessandro Vinicius Marques de Oliviera |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Orçamento e Finanças |
Abstract: | Este trabalho tem por finalidade efetuar uma avaliação e um balanço de mais de uma década de medidas pró-livre mercado no transporte aéreo brasileiro. Por meio de modelagem econométrica sistêmica do setor e utilizando os principais dados e estatísticas disponíveis, efetuou-se a estimação de um conjunto de equações comportamentais voltadas a aspectos econômicos e operacionais do setor. Por meio de análises ceteris paribus das tendências estimadas de longo prazo, e de potenciais quebras estruturais nessas tendências, efetuou-se um estudo empírico que abordou diversas métricas de relevância da indústria, com vistas a entender a evolução recente da aviação comercial no país. Em particular, foco especial foi dado à análise da efetividade e qualidade da desregulação econômica propiciada pela Política de Flexibilização iniciada na década de 1990 e ratificada pela instauração da Lei de Criação da ANAC, e efetiva constituição da agência, em 2006. Dentre os principais resultados, confirmou-se as tendências de aumento acima da economia na demanda, o efeito inicial benéfico da entrada das primeiras empresas “low cost” e a queda de preços das passagens aéreas, fatores que incorporaram o transporte aéreo à cesta de consumo de milhões de passageiros pelo Brasil afora. Por outro lado, foi possível observar desafios regulatórios importantes, como tendência à redução no número de concorrentes e à maior concentração aeroportuária. No que tange as operações de voo, foi estimado que a eficiência energética das aeronaves das companhias aéreas foi nitidamente incrementada, potencialmente gerando uma operação mais ambientalmente efetiva, com redução de emissão de poluentes. |
Keywords: | avaliação tecnológica; transporte aéreo; análise econômica; economia de nercado; ANAC |
Target: | Categoria i) Trabalhos Acadêmicos - Monografias
Tema b) Regulação Econômica e Análise de Mercado de Transporte Aéreo Monografia apresentada no Prêmio ANAC 10 anos - acadêmico e jornalístico - 2016 |
Target Audience: | Especializado |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
metadata.dc.description.additional: | Monografia publicada no Prêmio ANAC 10 anos - acadêmico e jornalístico - 2016 Prêmio ANAC 10 Anos |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5871 |
Appears in Collections: | Prêmio ANAC 10 Anos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
autor-alessandro-v-m-de-oliviera.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.