Title: Categoria Profissionais 1° Lugar: Determinantes de custos e economicidade de contratos: o exemplo da limpeza predial
Authors: Santos, Franklin Brasil
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 16 páginas
Issue Date: 2015
metadata.dc.rights.holder: Franklin Brasil Santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Abstract: A pesquisa trata dos determinantes de custos dos serviços terceirizados de limpeza predial, frequentemente negligenciados pelos gestores e pela academia, mas extremamente relevantes, tanto do ponto de vista operacional quanto em termos econômicos. O trabalho transita no contexto da Gestão de Custos, propondo o uso dos determinantes de custos como instrumento para otimizar os gastos no setor público. Para isso, se estudam as contrações de limpeza de 2013 de universidades federais, com objetivo de identificar, por meio dos parâmetros de contratação, os elementos determinantes dos custos contratuais. Por meio de um benchmarking com as quatro instituições mais eficientes e as cinco menos eficientes nos gastos com limpeza, comprovou-se que existem expressivas diferenças de custo de limpeza nas universidades federais brasileiras, explicadas, principalmente, pelas diferentes produtividades adotadas. As produtividades, por sua vez, são consequência do ambiente institucional, experiência, planejamento (projeto do serviço), tecnologia, treinamento (competências e habilidades), qualidade esperada, volume de usuários, projeto do prédio, sendo esses os principais determinantes de custo identificados. Paralelamente, comparamse os padrões de produtividade brasileiros com os norte-americanos, assim como o modelo de contratação entre os dois países, discutindo, nesse comparativo, o espaço de aperfeiçoamento que existe na Administração Pública brasileira para melhorar a eficiência na terceirização. Como exemplo disso, se as universidades federais tivessem a mesma eficiência nos custos de limpeza, seria possível economizar R$ 1,5 bilhão em cinco anos.
Keywords: custo;  terceirização;  análise econômica;  setor público;  redução de gasto;  administração pública federal
Target: 5º Prêmio Chico Ribeiro de informação de custos e qualidade do gasto no setor público – 2015 Categoria: Profissionais Tema: tópicos conceituais e contemporâneos de contabilidade aplicados ao setor público
monografia apresentado no 5º Prêmio Chico Ribeiro de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público – 2015.
Target Audience: Especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Texto publicado no 5º Prêmio Chico Ribeiro de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público – 2015.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5818
Appears in Collections:Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1o-lugar-categoria-profissionais.pdf501,65 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.