Title: Categoria Estudantes de Graduação 3° Lugar: Esforço fiscal e royalties do petróleo: um estudo de caso para o litoral de São Paulo
Authors: Carnicelli, Lauro
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 19 páginas
Issue Date: 2010
metadata.dc.rights.holder: Lauro Carnicelli
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Abstract: A partir de 1997, a Lei do Petróleo instituiu novos critérios para a partilha de rendas do petróleo (royalties) com estados e municípios, elevando substancialmente tais receitas para estes entes federativos. Este trabalho teve como objetivo estudar a relação entre eficiência do setor público e royalties do petróleo em vinte e seis municípios do litoral de São Paulo. Estas cidades são beneficiários de royalties e estão localizadas nas microrregiões de Santos e de Caraguatatuba. A partir de uma vasta discussão teórica que abordou desde os aspectos mais amplos, como o federalismo fiscal, até pontos mais específicos, como a transferência de royalties, buscou-se investigar evidências da possível redução de esforço fiscal nos municípios contemplados com royalties do petróleo no Estado de São Paulo. Para isso foi elaborado e calculado o Índice de Esforço Fiscal (IEF), uma medida do grau de eficiência na exploração da base tributária municipal. Este índice foi incluído como variável dependente na estimação de um modelo de efeitos fixos, sendo a variável independente a receita per capita de royalties do petróleo. Os resultados sugerem indícios de redução do esforço fiscal no conjunto das localidades estudadas, na medida em que quanto maior era a dependência das cidades dos royalties menor era o IEF.
Keywords: federalismo fiscal;  industria petrolífera;  estudo de caso
Target: Tema 1: Geração e utilização da informação de custos como indutora da qualidade do gasto público
monografia apresentada no Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)
Target Audience: especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Aparece nas coleções: Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público
Texto publicado no Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5816
Appears in Collections:Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3-lugar-estudantes-de-graduacao.pdf237.58 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.