Title: Categoria Estudantes de Graduação 2° Lugar: Análise de custos do laboratório municipal de Balneário Camboriú
Authors: Evangelista, Isabela
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 18 páginas
Issue Date: 2010
metadata.dc.rights.holder: Isabela Evangelista
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Abstract: A saúde é conhecidamente uma área delicada da administração pública. Há muito tempo ela encontra-se em debates políticos e sociais sobre formas de resolver sua situação, pois é um dos maiores problemas governamentais brasileiro. O trabalho em questão buscou fazer uma análise de custos por bancada (setor produtivo) no Laboratório Municipal de Balneário Camboriú no primeiro semestre de 2009. Para isso, inicialmente foi feita uma identificação das bancadas existentes, dos exames realizados e das receitas geradas por eles. Após essa etapa, os custos variáveis de cada bancada foram levantados e com essas informações, a margem de contribuição por bancada foi calculada. Houve, ainda, o levantamento dos custos fixos do Laboratório, seguido da apuração do resultado final do período analisado, o cálculo do ponto de equilíbrio e o rateio dos custos fixos entre as bancadas, o que nos permitiu encontrar um resultado final por bancada e então fazer um comparativo com os custos encontrados no mercado. O método aplicado incluiu a obtenção de informações através de conversa informal com gestores e funcionários, observação e análise de documentos de vários setores da Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú. Desta forma foi possível chegar ao objetivo, que foi a apuração de um resultado negativo (déficit) em todas as bancadas. A partir deste resultado foram formuladas sugestões com o objetivo de diminuir os custos e/ou aumentar a receita, para que o Laboratório se torne superavitário ou ao menos reduza o déficit encontrado.
Keywords: custo;  análise econômica;  saúde pública;  saneamento;  deficit
Target: Tema 1: Geração e utilização da informação de custos como indutora da qualidade do gasto público
monografia apresentada no Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)
Target Audience: especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Aparece nas coleções: Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público
Texto publicado no Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5815
Appears in Collections:Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2-lugar-estudantes-de-graduacao.pdf199,38 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.