Title: Arranjos institucionais e governança para o fomento à inovação no Brasil: análise dos principais resultados da Embrapii 2013-2019
Authors: Gomes, Renato da Silva
metadata.dc.contributor.other: Guerriero, Ian Ramalho (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 115 páginas
Issue Date: 2020
metadata.dc.rights.holder: Renato da Silva Gomes
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: A temática da inovação é um fenômeno central para o estudo das trajetórias de desenvolvimento de vários países, principalmente aqueles que conseguiram fazer o catching-up em suas economias. Historicamente, a experiência de economias que superaram o subdesenvolvimento apresenta o processo inovativo como um dos elementos estratégicos fundamentais para alcançar seus objetivos. A Embrapii, criada em 2013, vêm sendo um importante canal de financiamento público dos processos inovativos e notadamente se destaca no cenário nacional pelos relevantes resultados das parcerias firmadas com centros e institutos de pesquisas de renome internacional. Nesse sentido, a presente pesquisa propõe análise do arranjo institucional que constitui a Embrapii e seu modelo de atuação, usando como referência a literatura clássica e contemporânea que trata sobre o desenvolvimento econômico e inovação e um empreendimento analítico com foco nas oportunidades e limitações do objeto em tela, além da análise dos relatórios semestrais e anuais publicados pela Embrapii no período compreendido entre 2013 a 2019, visando compreender se a dinâmica e o desempenho organizacional e operacional são adequados para o fomento à inovação no país.
Keywords: Embrapii;  inovação;  desenvolvimento;  administração pública;  governança
Target: Dissertação apresentado ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5802
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Final com ficha - Renato Gomes.pdfDissertação - Renato Gomes1,8 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.