Title: O processo decisório da reforma tributária e da previdência social: período de 1994 a 1998
Authors: Melo, Marcus André de
Azevedo, Sérgio de
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=258
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Caderno
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 108 p.
Issue Date: 1998
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Modernização. Reforma Administrativa
Abstract: Análise da reforma constitucional no governo Fernando Henrique Cardoso a partir dos estudos de caso da reforma tributária e da previdência social, compreendendo também uma reconstituição do processo decisório de políticas nestas áreas desde a era Collor.
Keywords: Política pública;  Política Social;  Reforma Constitucional;  Reforma Tributária;  Reforma Previdenciária
metadata.dc.description.additional: Série monográfica: Cadernos ENAP, 15
Sumário: I. Introdução 7 1. Reformas, interesses organizados e conflito distributivo 9 2. Reforma do Estado e reformas constitucionais 11 II. A política da reforma previdenciária: interesses, atores e agendas 19 1. Reformando a reforma: a (re)construção política da agenda pública 19 2. A previdência social enquanto arena política: idéias, instituições e interesses 24 3. Instituições e iniciativas de reforma: a revisão constitucional de 1993/1994 30 4. Instituições e iniciativas de reforma: a reforma constitucional de 1995/1996 34 III. A política da reforma tributária: federalismo e mudança constitucional 41 1. A política tributária como arena decisória 42 1.1. Consocialismo e reforma constitucional 46 2. A formação da agenda da reforma tributária: da CERF à revisão constitucional 47 2.1. Propostas de reforma: a construção da agenda e o monópolio dos especialistas 50 2.2. A proposta de reforma constitucional do Executivo, 1995-1997 53 3. O cálculo do dissenso: interesses, atores e agendas 57 4. A geometria das perdas: consocialismo e ação coletiva 62 IV. Conclusões 67 Notas 73 Referências bibliográficas 93 Lista de entrevistados 101 Lista de siglas 103
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/580
Appears in Collections:Cadernos ENAP
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.