Title: Categoria Profissionais 2° Lugar: Quanto custa o estado de bem-estar brasileiro?
Authors: Nogueira, Ronaldo Alves
Cavalcante, Pedro (coautor)
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 19 páginas
Issue Date: 2010
metadata.dc.rights.holder: Ronaldo Alves Nogueira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Abstract: Este artigo aborda o tema do investimento social, mais especificamente o custo da proteção social no modelo de welfare state brasileiro, com o fito de demonstrar a importância de um sistema de contas nacional sofisticado para subsidiar um boa gestão pública. Historicamente um país com grande desigualdade social, o Brasil investiu muitos recursos fiscais nos últimos anos com o objetivo de reduzir a pobreza e a fome. Os avanços alcançados são mundialmente reconhecidos e o caso brasileiro se tornou uma referëncia para outras nações em desenvolvimento. Portanto, é relevante avaliar o estágio atingido pelo Brasil, comparativamente aos países desenvolvidos, do ponto de vista dos custos relativos de proteção social (per capita, em relação ao PIB e em relação ao orçamento total). Nesse contexto, informações detalhadas de custos no setor público são essenciais. O principal desafio deste trabalho foi reclassificar as depesas por funções de governo considerando os conceitos dos sistemas de contas internacionais. Utilizando a contraposição da classificação internacional de funções governamentais (COFOG) com a classificação por função brasileira (Portaria MOG nº 42/99), verificamos que estamos reduzindo a distância de outros países com custos em proteção social, embora estando longe do nível desenvolvido. Por fim, recomendamos melhorias para a classificação de gastos públicos, conforme padrões internacionais de classificação e informação de custos.
Keywords: administração pública;  primeiro setor;  desigualdade social;  investimento;  gestão pública;  PIB;  política social;  despesa
Target: Tema 1: Geração e utilização da informação de custos como indutora da qualidade do gasto público
monografia apresentada no Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)
Target Audience: monografia apresentada no Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)
metadata.dc.educational.context: especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Aparece nas coleções: Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público
Texto publicado no Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5632
Appears in Collections:Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2-lugar-profissionais.pdf244,23 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.