Title: Políticas públicas de apoio a startups
Authors: Mao, Camila Shan Shan
metadata.dc.contributor.other: Filgueiras, Fernando de Barros (orientador)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 137 páginas
Issue Date: 2020
metadata.dc.rights.holder: Camila Shan Shan Mao
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: As startups são empresas que trazem os resultados de ideias para o mercado e, ao longo da última década, estão atraindo atenção crescente da mídia, dos analistas de mercado, dos especialistas em inovação e, principalmente, dos formuladores de políticas públicas. No entanto, apesar da popularidade, muito pouco ainda se sabe sobre o impacto das políticas de apoio a startups, que ainda carecem de um debate qualificado sobre as melhores práticas, sobre o sucesso dos instrumentos ou mesmo sobre o desperdício de recursos públicos. Os problemas são complexos e não há um manual de instruções que explique quais intervenções terão os efeitos desejados. No entanto, há de se considerar que uma potencial fonte de evidências é aprender com a experiência de outros países. Assim, para tentar melhor entender o quê funciona, como funciona e por quê funciona, o trabalho pretende analisar evidências disponíveis em estudos de caso já realizados sobre o desempenho de três tipos de instrumentos das políticas públicas de apoio a startups: apoio financeiro, capacitação e infraestrutura. Metodologicamente, o trabalho adota uma abordagem qualitativa, pois foi adotado um processo de coleta de dados sistemático e transparente, seguido por uma análise descritiva das principais evidências das pesquisas selecionadas e, por fim, por um processo aberto e indutivo para analisar os resultados. Nem o Estado e nem o mercado privado devem atuar para corrigir resultados ineficientes (falhas de mercado e falhas de governo). A racionalidade das políticas públicas de apoio a startups deve se basear na construção de parcerias sinérgicas e na criação de um ecossistema simbiótico de inovação e de produção, em que agentes públicos e privados se beneficiam e lucram de ações e interações mútuas. Criar e expandir startups exige um sistema dinâmico de inovação, estratégia única e sincronização entre diferentes iniciativas, pois o sucesso é alcançado não tanto pela eficácia de programas específicos, mas sim pela integração de todo ecossistema de inovação, ciência e tecnologia.
Keywords: empresa;  políticas públicas;  inovação;  empreendedorismo;  tecnologia;  mercado;  infraestrutura
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - Enap como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Target Audience: especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5617
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Camila_ajustes pós banca_ VF_fichacatalografica_23jul.pdfDissertação - Camila Mao1.23 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.