Título: Relação do uso de plantas medicinais na produção de remédios caseiros com a sustentabilidade: uma revisão
Autor(es): Ghilardi, Thais Rodrigues
Contribuidor: Salemi, Luiz Felippe (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 19 páginas
Data: Jul-2020
Detentor dos direitos autorais: Thais Rodrigues Ghilardi
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Meio Ambiente
Resumo: Este artigo científico consiste em uma revisão da literatura científica, buscando demonstrar que o uso de remédios caseiros pode trazer desenvolvimento sustentável. Foi usada a seguinte metodologia, na qual buscou-se responder três questões: (i) quais plantas medicinais mais utilizadas na medicina popular, (ii) para qual finalidade terapêutica elas são usadas e (iii) como o uso destas plantas medicinais na formulação de remédios caseiros pode trazer sustentabilidade. Esta pesquisa foi feita na base de dados virtuais Scientific Eletronic Library Online (SciELo). Foram encontrados dois artigos científicos que responderam às três questões em conjunto. As plantas mais utilizadas dependem da estrutura de cada comunidade, das necessidades ligadas à cultura, ambiente e doenças mais comuns. Estas plantas medicinais são cultivadas de forma orgânica pelas próprias comunidades, com este cultivo, os integrantes desta comunidade se tornam conscientes de sua vegetação, do uso das plantas de forma correta e eficaz, e assim, estas pessoas se desenvolvem socialmente e economicamente. Portanto, o uso das plantas medicinais na saúde local pode conduzir a um desenvolvimento sustentável com o cultivo orgânico das plantas medicinais, a inserção social daqueles que entendem da medicina popular e de suas comunidades e da acessibilidade desta medicina à sociedade.
Palavras-chave: sustentabilidade;  plantas medicinais;  remédios caseiros;  meio ambiente
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Ambientais.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão de Políticas Ambientais.
Contexto de aprendizagem: 384 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5603
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thaís Ghilardi.pdfartigo principal521.41 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.