Título: Avaliação da participação social no monitoramento e fiscalização do Programa Bolsa Verde
Autor(es): Laboissière, Melina Silva Pereira
Contribuidor: Lui, Gabriel Henrique (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 22 páginas
Data: Mai-2020
Detentor dos direitos autorais: Melina Silva Pereira Laboissière
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Meio Ambiente
Resumo: O Programa de Apoio à Conservação Ambiental – Programa Bolsa Verde foi uma importante política pública voltada para erradicação da pobreza e conservação ambiental. No entanto, no decorrer de sua implantação e execução, apresentou uma série de lacunas em relação ao seu monitoramento, principalmente no que se refere à conservação dos recursos naturais, e ao controle social. O estudo aqui apresentado aborda a concepção e estruturação do Programa do Bolsa Verde, os êxitos alcançados durante sua vigência e as deficiências ocorridas no seu monitoramento. Além disso, reflete sobre a importância da participação cidadã na fiscalização das políticas públicas ambientais a partir do modelo do Programa Bolsa Verde. Outra a finalidade é de apresentar os atuais recursos e ferramentas disponíveis no Governo Federal, mais especificamente na Controladoria-Geral da União, que permitem e estimulam a participação da sociedade no monitoramento das políticas públicas e serviços públicos, e sua possível aplicação em programas de pagamento por serviços ambientais.
Palavras-chave: políticas públicas;  controle social;  conservação ambiental;  meio ambiente;  participação social;  programa social
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Ambientais.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão de Políticas Ambientais.
Contexto de aprendizagem: 384 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5582
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Melina Laboissiere.pdfarquivo principal262.15 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.