Title: Categoria Universitários 2º Lugar: Perspectivas de inibição da corrupção a partir da Carta Compromisso do Governo Gaúcho – um enfoque econômico
Authors: Orth, Camila Flores
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 57 páginas
Issue Date: 2010
metadata.dc.rights.holder: Camila Flores Orth
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Abstract: A corrupção é um elemento que sempre esteve presente na sociedade, em maior ou menor grau, porém, é recente o interesse por esse tema nas mais diversas áreas como Direito, Psicologia e Sociologia. Em âmbito mundial, o destaque ao fenômeno parece ter sido dado a partir do escândalo de Watergate (1972-1974). No campo econômico, as pesquisas começaram a surgir com maior vigor a partir de meados da década de 1980. Este trabalho analisa, sob o enfoque econômico, os elementos que compõem a Carta Compromisso do Governo Gaúcho, com o objetivo de avaliar se ela será capaz de reduzir a corrupção no Estado. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: i) revisão bibliográfi ca para a fundamentação teórica a respeito dos custos decorrentes da corrupção e os instrumentos de combate a mesma; ii) análise da Carta Compromisso; iii) e, por fi m, com base nesta fundamentação a construção de um questionário aplicado aos deputados gaúchos para avaliar a compreensão teórica a respeito dos meios pelos quais pode se combater a corrupção. Como resultado, pôde-se verifi car que as medidas indicadas na Carta Compromisso, em sua maioria, vão ao encontro dos instrumentos indicados pelos teóricos do assunto. Quanto à avaliação da pesquisa realizada com os representantes do poder Legislativo do Estado, percebeu-se que existem divergências importantes entre as suas opiniões e as conclusões dos principais pesquisadores do tema.
Keywords: corrupção;  custo;  análise;  direito econômico;  economia
Target: Monografia apresentada no 5º Concurso de Monografias da CGU – Edição 2010
Target Audience: Especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Texto publicado no 5º Concurso de Monografias da CGU – Edição 2010
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5540
Appears in Collections:Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2-lugar.pdf2,37 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.