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dc.contributor.authorBarbosa, Marco Aurélio de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-10-19T18:37:20Z-
dc.date.available2020-10-19T18:37:20Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5537-
dc.description.abstractA corrupção crescente e impune tem afetado de forma significativa a capacidade do Estado brasileiro de prover as necessidades da população, em virtude dos desvios de recursos. Uma das formas de combater a corrupção é implementar um controle sobre o enriquecimento dos agentes públicos, de forma a se detectar as irregularidades cometidas e propiciar a aplicação de sanções àqueles agentes ímprobos. Dentro do sistema de proteção à improbidade administrativa, a Lei nº 8.429/92 tornou-se o principal instrumento jurídico de combate à corrupção, vindo a disciplinar os atos de improbidade administrativa, dentre os quais o enriquecimento ilícito. Em um de seus dispositivos, o normativo legal estabelece que o acréscimo patrimonial do agente público desproporcional à evolução do seu patrimônio ou à sua renda constitui ato de improbidade caracterizado como enriquecimento ilícito, o qual prescinde da demonstração da prática do ato ímprobo que gerou a vantagem patrimonial indevida. Para permitir um acompanhamento da evolução patrimonial dos agentes públicos, essa lei trouxe a obrigatoriedade da apresentação da declaração de bens por esses agentes. Nesta pesquisa, o tema foi delimitado em relação aos atos que implicam enriquecimento ilícito e, especificamente, na evolução patrimonial dos agentes públicos em desproporção com sua renda legítima. Tem como objetivo mostrar os motivos da deficiência dos controles atuais e apontar as propostas de melhoria existentes, bem como recomendar algumas alterações legislativas visando a propiciar mecanismos eficazes de acompanhamento do enriquecimento dos agentes públicos. O estudo apontou que os órgãos responsáveis não têm acompanhado o conteúdo das declarações, mas tão somente verificado o cumprimento da exigência da entrega, caracterizando-se um controle meramente formal. Torna-se, assim, imprescindível que sejam oferecidos meios eficazes para um efetivo controle da legitimidade do enriquecimento dos agentes públicos. Foi utilizada a pesquisa doutrinária em relação à fundamentação teórica, assim como foram feitas pesquisas junto aos órgãos de controle quanto à efetividade dos mecanismos existentes. Também foram coletadas informações junto ao Congresso Nacional relativas a proposições legislativas sobre o tema.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEsafpt_BR
dc.subjectcorrupçãopt_BR
dc.subjectagente públicopt_BR
dc.subjectcontrole financeiropt_BR
dc.subjectestadopt_BR
dc.subjectimprobidade administrativapt_BR
dc.subjectenriquecimento ilícitopt_BR
dc.subjectpatrimônio materialpt_BR
dc.titleCategoria Profissionais 2° Lugar: Controle da legitimidade do enriquecimento dos agentes públicospt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderMarco Aurélio de Oliveira Barbosapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical82 páginaspt_BR
dc.description.classificationÉtica, Cidadania e Diversidadept_BR
dc.description.additionalTexto publicado no 4º Concurso de Monografias da CGU – Edição 2009pt_BR
dc.educational.descriptionTema: Combate à Corrupçãopt_BR
dc.educational.descriptionMonografia Premiada com 2º LUGAR no 4º Concurso de Monografias da CGU – Edição 2009pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecializadopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)
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