Regulação Econômica 3º Lugar: Análise da eficiência estática e dinâmica como ferramenta para regulação do transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus no Brasil
Title: | Regulação Econômica 3º Lugar: Análise da eficiência estática e dinâmica como ferramenta para regulação do transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus no Brasil |
Authors: | Araújo, Carlos Eduardo Freire (coautor) Silva, Francisco Gildemir Ferreira da (coautor) |
Publisher: | Esaf |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Monografia/TCC |
metadata.dc.description.physical: | 68 páginas |
Issue Date: | 2013 |
metadata.dc.rights.holder: | Carlos Eduardo Freire Araújo |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Orçamento e Finanças |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa é analisar, no período de 2005 a 2010, a evolução da eficiência estática e dinâmica das empresas que ofertam os serviços regulares de transporte rodoviário interestadual de passageiros no Brasil, com ônibus do tipo rodoviário em percursos com distância superior a 75 km. O método não paramétrico da Análise Envoltória de Dados (DEA) foi utilizado, partindo da definição de fronteira de eficiência e com uma base de dados de produção de 127 empresas de TRIP. Os resultados resumem-se na evolução no tempo da eficiência com base nas variáveis que compõem o modelo, nos valores médios das eficiências por empresa e num prospecto comparado entre as empresas eficientes e ineficientes, resultando um Benchmark para a aferição regulatória. Uma análise detalhada aponta quais empresas estão alocando, de forma ineficiente e eficiente, os seus capitais imobilizados, listando-as e podendo ser utilizado tais desempenhos como parâmetro para os requisitos mínimos de operação. Finda o trabalho apresentado salto relevante nas metodologias de acompanhamento de empresas reguladas, mesmo em um setor cuja concorrência é limitada legalmente, além de apontar falhas na regulação tarifária adotada para o TRIP Brasileiro no que concerne a induzir a contínua busca de eficiência. |
Keywords: | transporte; análise; eficiência; regulação; transporte rodoviário; empresas; direito econômico |
Target: | Tema: Regulação da Atividade Econômica Monografia apresentada ao VIII Prêmio SEAE de defesa da concorrência e regulação da atividade econômica - Monografias premiadas 2013 |
Target Audience: | Especializado |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
metadata.dc.description.additional: | Texto publicado no VIII Prêmio SEAE de defesa da concorrência e regulação da atividade econômica - Monografias premiadas 2013 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5446 |
Appears in Collections: | Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022) |
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