Title: Escolas de Governo e seu papel estruturante na formação de servidores em tempos de Nova Gestão Pública: relatos de experiências no Nordeste brasileiro
Government schools and their structuring role in the formation of public employees in times of New Public Management: reports of experiences in the Brazilian Northeast
Las escuelas gubernamentales y su papel estructurador en la formación de empleados públicos en tiempos de Nueva Gestión Pública: informes de experiencias en el nordeste de Brasil
Authors: Evaristo, Jorge Luiz de Souza
Batista-dos-Santos, Ana Cristina
Aguiar, Rafaela Gomes
Sousa, Juliana Carvalho de
Franco, Andreza Ferreira Mota
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1488
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 70, ed. especial, p. 107-131
Issue Date: Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: O texto estuda a relação entre os construtos escolas de governo e Nova Gestão Pública e os articula com o objetivo de compreender o papel das escolas de governo na formação de servidores públicos, no contexto da nova gestão pública brasileira. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com uso da entrevista narrativa como técnica de coleta de dados, junto a uma servidora pública responsável pela implementação e gestão de uma escola de Governo (Alfa); uma gestora pública que realizou várias das capacitações promovidas pela EG; e um gestor de órgão público que atua como facilitador e aluno da EG. A técnica de análise dos dados utilizada foi a análise temática de conteúdo, por meio da qual foram identificados os seguintes temas: i) história; ii) papéis; iii) estratégias e ações; iv) dificuldades, todos relacionados à história de Alfa e articulados com a literatura revisada. Conclui-se que, em meio a êxitos e dificuldades, Alfa constitui um caso exemplar do papel das escolas de governo como elementos estruturantes da NGP brasileira, na medida em que essas atuam na formação estratégica dos servidores que são, em última instância, aqueles que tornam possível a implantação dos modelos de gestão pública.
The paper investigates the relationship between the constructs government schools and New Public Management and articulates in order to understand the role of government schools in the training of civil servants in the context of Brazil's new public management. Methodologically, was executed a qualitative research, using the narrative interview as data collection technique, next to a public servant responsible for implementing and managing a school of government (Alfa); one public manager that participated in several trainings promoted by the Alfa; and a manager of a public agency who works as facilitator and student of Alfa. The technical of analysis of data based on content thematic analysis, through which the following issues were identified: i) history; ii) roles; iii) strategies and actions; iv) difficulties. All related to the Alfa's history and articulated with the revised literature. We conclude that, amid successes and difficulties, Alfa is a typical example of the role of government schools as structural elements of Brazilian NPM, to the extent that they act in the strategic formation of the servers that are, ultimately, those who make possible the implementation of public management models.
El texto estudia la relación entre los constructos escuelas de gobierno y Nueva Gestión Pública y los articula bajo el objetivo de comprender la función de las escuelas de Gobierno en la formación de los servidores públicos, en el contexto de la nueva gestión pública brasileña. Metodológicamente, se realizó una investigación de naturaleza cualitativa, con el uso de la entrevista narrativa como técnica de colecta de datos, el método fue aplicado a una servidora pública responsable de la implementación y gestión de una escuela de gobierno (Alpha); un gestor público que participó de muchos entrenamientos promovidos por Alfa; y un gerente de una agencia pública que trabaja como facilitador y alumno de Alfa. La técnica de análisis de los datos utilizada fue el análisis temático de contenido, por medio del cual fueron identificados los siguientes temas: i) historia; ii) roles; iii) estrategias y acciones; iv) dificultades, todos relacionados con la historia de Alpha y articulados con la literatura revisada. Se concluye que, en medio a los éxitos y dificultades, Alpha constituye un caso ejemplar del rol de las escuelas de gobierno como elementos estructurantes da Nueva Gestión Pública brasileña, en la proporción en que estas actúan en la formación estratégica de los servidores que son, en última instancia, aquellos que tornan posible la implementación de los modelos de la gestión pública.
Keywords: escola de governo;  nova gestão pública;  pesquisa qualitativa;  capacitação profissional;  servidor público;  administração pública
Target: O texto estuda a relação entre os construtos escolas de governo e Nova Gestão Pública e os articula com o objetivo de compreender o papel das escolas de governo na formação de servidores públicos, no contexto da nova gestão pública brasileira
Target Audience: Servidores, Especialistas e demais interessados
metadata.dc.educational.context: Empiricamente, realizou-se um estudo de caso único, tendo como sujeitos de pesquisa uma servidora pública que atuou como implementadora e gestora de uma escola de governo num estado do Nordeste brasileiro; uma gestora pública que realizou várias das capacitações promovidas pela EG; e um gestor de órgão público que atua como facilitador e aluno da EG.
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Número Especial: Três Décadas de Enap e de Escolas de Governo
ISSN Eletrônico: 2357-8017
ISSN Impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5441
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.