Title: Apresentação: Três décadas de Enap e de Escolas de Governo
Authors: Costa, Frederico Lustosa da
Coelho, Fernando de Souza
Dias, Thiago Ferreira
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/4087
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 70, ed. especial, p. 1-9
Issue Date: Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Educação e Docência
Gestão Pública
Abstract: Este número da Revista do Serviço Público (RSP) é uma edição especial do periódico realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP)1, cuja chamada pública, lançada em 2016, referia-se então aos “30 anos de Enap, 30 anos de escolas de governo e 30 anos de formação continuada em administração pública” no Brasil, em comemoração às três décadas de criação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Keywords: administração pública;  gestão pública;  serviço público;  escola de governo
Target: Enunciando os 30 anos da Enap, instituída pelo Decreto nº 93.277 de 1986, o edital desta edição especial foi divulgado no primeiro semestre de 2016, com o mote de se refletir sobre o papel das escolas de governo no treinamento e na formação dos funcionários públicos no Brasil – nos três Poderes e nos três níveis de governo – e no exterior. E especificamente sobre a União, o objetivo era, igualmente, de sugerir um balanço da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (Decreto nº 5.707 de 2006), decorridos 10 anos de seu estabelecimento, em termos de avaliação da implementação de suas diretrizes e da identificação de experiências inovadoras de capacitação da burocracia federal.
Target Audience: Servidores, Especialistas e demais interessados.
metadata.dc.educational.context: Da perspectiva metodológica, os textos abrangem desde trabalhos descritivos até artigos analítico-propositivos, predominantemente de abordagem qualitativa, cujos loci empíricos envolvem EGs estrangeiras e brasileiras – e, neste caso, nacionais e subnacionais – e universidades públicas. Os sete trabalhos reúnem 23 autores que pertencem a nove organizações entre escolas de governo, fundações de apoio científico, institutos de pesquisa e instituições de educação superior, sobressaindo, quantitativamente, a filiação institucional à própria Enap e à Universidade de Brasília (UnB).
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Número Especial: Três Décadas de Enap e de Escolas de Governo
ISSN Eletrônico: 2357-8017
ISSN Impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5437
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a atual
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.