Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5421
Title: A política nacional de mobilidade urbana e a sustentabilidade: uma avaliação da aderência do Programa de Financiamento do Governo Federal aos produtos de cooperação técnica
Authors: Holanda, Danielle Costa de
metadata.dc.contributor.other: Santos, Marcos Daniel Souza dos (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 51 páginas
Issue Date: Jul-2020
metadata.dc.rights.holder: Danielle Costa de Holanda
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Infraestrutura
Meio Ambiente
Abstract: Esse trabalho aborda aspectos da política de mobilidade urbana, a qual pode contribuir de forma estratégica para a redução de emissões de gases de efeito estufa e poluentes locais, por meio da adoção de modos de transporte mais sustentáveis e com maior eficiência energética, auxiliando assim o alcance das metas de redução de emissões assumidas pelo país. Para tanto, realizou-se a análise do principal programa de financiamento da mobilidade urbana e dos produtos de cooperações técnicas e parcerias firmadas visando uma mobilidade mais sustentável, ambos frutos das iniciativas da Secretaria Nacional de Mobilidade do Governo Federal nos últimos anos. Pode-se avaliar a aderência desse referencial teórico aos normativos do programa de financiamento, por meio da sistematização dos aspectos relacionados à sustentabilidade, e apontar os aspectos positivos e oportunidades de melhoria no programa para aperfeiçoamento da implementação da política pública de mobilidade urbana, considerando sua transversalidade com a política de mudança climática.
Keywords: sustentabilidade;  políticas públicas;  mobilidade urbana;  infraestrutura;  meio ambiente
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Ambientais.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão de Políticas Ambientais.
metadata.dc.educational.context: 384 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5421
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Danielle Costa de Holanda.pdf845,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.