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dc.contributor.authorOliveira, Alessandro Vinícius Marques de-
dc.date.accessioned2020-09-22T20:35:29Z-
dc.date.available2020-09-22T20:35:29Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5401-
dc.description.abstractEste trabalho visa a quantificar os impactos concorrenciais de regras regulatórias de realocação de recursos aeroportuários escassos, como áreas aeroportuárias e slots de pouso e decolagem, em contraposição à adoção de um regime de grandfathering. Enquanto na regulação realocativa a autoridade setorial redistribui recursos detidos por grandes incumbentes, repassando-os para pequenas, médias ou novas empresas, no regime de grandfathering o regulador fortalece a dotação histórica, ratificando o controle pelas grandes empresas. No Brasil, as autoridades vêm trabalhando em uma reforma regulatória da matéria, regulada pelas Resoluções Anac no 2/2006 e no 113/2009. Efetuou-se uma modelagem econométrica de escolha, seguida pela estimação do poder de mercado das empresas. A partir de um jogo bayesiano, apontaram-se os incentivos das autoridades em impor regulamentos redistributivos e a eficácia do lobby das firmas reguladas em cenários com e sem crise econômica. São duas as contribuições do trabalho no sentido de ampliar o entendimento da concorrência no setor aéreo brasileiro: 1) efetuou-se o primeiro estudo dos impactos concorrenciais de medidas regulatórias realocativas em aeroportos; e 2) realizou-se um estudo empírico da questão da internalização das externalidades de congestionamento pelas operadoras, com implicações para a precificação do congestionamento na infraestrutura aeroportuária do país.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEsafpt_BR
dc.subjectregulaçãopt_BR
dc.subjecteconometriapt_BR
dc.subjectaeroportopt_BR
dc.subjectdireito econômicopt_BR
dc.subjectanacpt_BR
dc.subjectinfraestruturapt_BR
dc.titleAdvocacia da Concorrência 1º Lugar: “Grandfathering” versus regulação realocativa de infraestrutura escassa: efeitos concorrenciais da redistribuição de recursos aeroportuários em situação de congestionamentopt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderAlessandro Vinícius Marques de Oliveirapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical58 páginaspt_BR
dc.description.classificationOrçamento e Finançaspt_BR
dc.description.additionalTexto publicado no VII Prêmio SEAE de monografias em advocacia da concorrência e regulação econômicapt_BR
dc.educational.descriptionTema: Advocacia da Concorrênciapt_BR
dc.educational.descriptionMonografia apresentada ao VII Prêmio SEAE de monografias em advocacia da concorrência e regulação econômica - Monografias premiadas 2012pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecializadopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022)
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