Title: Regulação da Atividade Econômica 3º Lugar: Economias de escala e eficiência no mercado de geração de energia elétrica do Brasil
Authors: Machado, Mauricio Marins
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 82 páginas
Issue Date: 2015
metadata.dc.rights.holder: Mauricio Marins Machado
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Abstract: Esta monografia analisa as economias de escala e a eficiência do mercado de geração de energia elétrica no Brasil. Utiliza-se painel de 21 firmas no período 2000/2010. Após capítulo introdutório, o segundo trata das economias de escala, estimando função custo translog por meio do modelo Seemingly Unrelated Regression. Indica-se a existência de economias de escala substanciais, suportando a visão de que indivisibilidades tendem a restringir ganhos de eficiência da livre concorrência. A última ampla reestruturação do setor elétrico, que criou os mercados livre (ACL) e regulado (ACR), amparou-se na referida visão. O terceiro capítulo investiga a eficiência de custo por meio de fronteira estocástica de coeficientes variáveis. As ineficiências de custo diminuíram ao longo do período avaliado, mas foi o progresso técnico o principal promotor de reduções de custo. O quarto capítulo continua o estudo de eficiência, aplicando modelo semiparamétrico para avaliar a fronteira de produção. Testes paramétricos e não paramétricos apontam que a eficiência técnica das firmas não foi alterada pela mais recente e ampla reforma regulatória do setor. Entre as características observadas das companhias, a gerência estatal é a que consistentemente ocasiona perda significativa de eficiência técnica.
Keywords: análise econômica;  eficiência;  energia elétrica;  custo;  direito econômico;  eficiência
Target: Tema: Regulação da Atividade Econômica
Monografia apresentada ao X Prêmio SEAE de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica - Monografias premiadas 2015
Target Audience: Especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: CD-ROM
Texto publicado no X Prêmio de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5378
Appears in Collections:Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2015)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia.pdf832.33 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.